Roupa branca para gordinha, pode?

Roupa branca para gordinha

Foto: Heide Benser/Corbis

Conforme o final do ano vai chegando, as lojas decoram suas vitrines com diferentes looks brancos. A cor é a preferida de muita gente que deseja iniciar o próximo ano cheio de paz. Mas como dizem que a roupa branca engorda, as mulheres gordinhas acabam ficando receosas de apostar no tom.

Mas essa ideia é ultrapassada. Segundo Renata Poskus Vaz, diretora do Fashion Weekend Plus Size, jornalista e criadora do blog Mulherão, o branco está super liberado para as mulheres mais cheinhas sim!

"O que determina a impressão de uma silhueta mais gorda é o corte da roupa. Ou seja, entre um vestido largão, quadrado, em cores escuras e um branco ajustado, prefira o branco", orienta.

Ela conta que, para ficar linda mesmo com os quilinhos a mais usando uma roupa branca, a dica é investir em um modelo com decote em "v", que valoriza o colo e que tenha a cintura marcada, seja por uma faixa de tecido ou um cinto delicado.

"Outra dica é preferir roupas em tecido plano, que costumam marcar menos as gordurinhas do que as de malha". Mas isso não significa que as roupas de malha, mais acessíveis financeiramente, também não possam ser usadas. "Para quem quer economizar, a sugestão é usar uma blusinha de malha com um short tipo jeans ou de sarja branco". Tecidos que não saem de moda são a renda e o paetê, liberados para as mulheres gordinhas mais estilosas.

Para esconder ainda mais as imperfeições, os modeladores de leve compressão, como bodys, shortinhos, bermudas e camisetes são excelentes para serem usados por baixo de roupas claras. Eles podem ser usados sobre a lingerie, pois não marcam e disfarçam as imperfeições como celulites, pneus e culotes, deixando a silhueta mais delicada.

Mas Renata alerta que é preciso cuidado na hora de escolher o modelador correto. "Os de tecido que se assemelham à meia-calça costumam ser bem confortáveis. Evite tecidos muito grossos que não permitem que a pele respire e apertam demais. Ao usar um vestido, cuidado para a bermudinha modeladora não aparecer, o que pode comprometer toda a produção."


A mulher mais cheinha também pode usar e abusar dos sutiãs que sustentam e projetam os seios e das calcinhas mais largas que seguram a barriguinha. Os acessórios também são ótimos disfarces. Os colares e/ou brincos compridos alongam o rosto e ajudam a afinar a silhueta.

E não se esqueça de uma regrinha importantíssima de moda: busque sempre o equilíbrio. "Se a peça for muito curta, deve ser mais larguinha. Se abusar do decote, maneire nas pernas. Desta forma, não há como errar", diz Renata. "E o mais importante, contudo, não está na roupa, mas sim na postura da mulher. Manter a coluna ereta automaticamente fará com que a barriga pareça menor. E o uso do salto alto ajuda muito a deixa a postura mais longelínea."

* Serviço: Renata Poskus Vaz, diretora do Fashion Weekend Plus Size, jornalista e criadora do blog Mulherão.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda ano novo moda gordinhas novela