Qual deve ser a frequência para lavar jeans?

jeanslavar

Foto - Reprodução

Jeans: lavar ou não lavar? Essa questão entrou em discussão quando Chip Bergh, diretor executivo da marca Levi's afirmou que lava suas calças jeans apenas uma vez por ano. Bom, esse ato tem dois fundamentos.

O primeiro é o meio ambiente: quanto mais você lava, mais gasta água. O outro é a conservação da peça. Fabricantes da indústria têxtil e até estilistas afirmam que as lavagens constantes, seguidas de exposição ao sol e uso de produtos químicos, como alvejante e sabão, diminuem a vida útil de qualquer peça de roupa. E isso sem contar as rodadas dentro da máquina de lavar e secar.

Claro que uma lavagem ou outra não prejudica, o problema é o excesso, no entanto, não há como definir um período certo para lavar o jeans. Isso depende de como você o usa, e o quanto a sujeira fica aparente. Além do mais, o corpo libera células mortas, pelos e suor em todas as peças de roupa, que de alguma maneira, precisam ser eliminados.

Se você não consegue conviver com a ideia de lavar apenas uma vez por ano, a dica é usar água fria ou morna e, em vez da máquina de lavar, deixar a peça de molho por pelo menos 20 minutos em água e sabão. Isso conserva o indigo (tinta azul usada no jeans) e aumenta a duração da sua peça.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: meio ambiente jeans lavagem conservação