Psicostyling - moda e psicologia na mesma consultoria

Psicostyling  moda e psicologia

Marcia Jorge. Foto: divulgação

A roupa reflete muito do que somos - e não é de hoje. Dificilmente uma pessoa recatada irá vestir roupas mais ousadas e vice e versa. Roupa é hoje muito mais do que proteção para o corpo - mostra estado de espírito, humor, confiança.

Mesmo assim, a maioria das consultorias de moda visa orientar o quesito "situação", determinando, assim, como a pessoa deve se vestir e se portar em uma reunião de negócios ou mesmo em uma entrevista de emprego importante.

No caso da Márcia Jorge, a consultoria vai além disso. Fornada em psicologia, a consultora decidiu juntar moda, estilo e psicoterapia em um pacote só e criar o "Psicostyling", que, segundo ele, abrange a psicoterapia individual, o personal styling, o visagismo, o acompanhamento terapêutico, o personal shopping, o closet organizing e a montagem de looks e lookbooks, tudo junto!

Essa ideia surgiu quase sem querer, quando a profissional pensava em sua carreira. "Com um background de mais 10 anos como agente de modelos, na correria do mundo da moda e com um visual pra lá de ‘diferentão’, não fazia o menor sentido eu me transformar em uma psicóloga clínica de consultório ou hospital e jogar fora toda a minha paixão e a experiência que ganhei no mundo fashion". Marcia é aficionada pelo universo da moda desde os 10 anos. Esta paixão pelo mundo fashion inspirou a profissional a tornar-se colecionadora de revistas de moda. Seu acervo pessoal, que existe há 22 anos, já soma oito mil exemplares!

Percebendo que moda e psicologia poderiam andar de mãos dadas, Márcia decidiu seguir em frente com a ideia e percebeu que o negócio poderia dar realmente certo. "Como psicóloga, acredito que de nada adianta cuidar da imagem exterior de uma pessoa, se na verdade, muitas vezes as mudanças devem começar internamente", comenta.

Psicostyling  moda e psicologia

Marcia Jorge. Foto: divulgação

Márcia trabalha com o público feminino - adolescentes e adulto, dos 15 aos 60 anos - trabalhando a parte mental de cada uma e criando um universo bem mais confortável, equilibrando imagem e autoestima em uma tacada só. "Atendo questões de imagem corporal, estilo, moda e comportamento. "As mulheres, sem dúvida, são as que mais procuram meus serviços, mas a ala masculina também está mudando o comportamento e já demonstra interesse, especialmente para atendimento clínico convencional", adianta. No futuro a consultora também pretende levar essa técnica para o mundo masculino.


Se quiser conhecer um pouquinho mais do trabalho da profissional, pode visitar o blog (

(www.marciajorge.com/blog) escrito por ela, cheio de dicas e comentários sobre moda e comportamento.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente