Por que as roupas para gordinhas são tão caras?

Por que as roupas Plus Size são caras

Foto: Divulgação EVEIZA

A moda para quem está acima do peso está cada vez mais diversificada.

Porém, os preços não ajudam muito. Quem procura peças mais amplas desanima na hora de fazer compras. E não é por falta de modelos, mas sim pelos altos preços...

Segundo Renata Poskus Vaz, diretora do Fashion Week Plus Size, existem vários fatores para os preços desse tipo de roupa serem abusivos. "Há uma carência de modelistas especializadas em plus size. Com isso, bons profissionais com esse diferencial acabam sendo disputados pelas grifes GG, o que aumenta consideravelmente seus salários e reflete no preço final do produto."

E continua: "Além disso, na roupa plus size também vai mais tecido. É ilegal cobrar um valor para uma roupa tamanho 44 e outro para um modelo idêntico 54, só porque ele gasta mais tecido. Isso seria discriminar a consumidora. Então, os menores manequins plus size também acabam saindo mais caro".

Renata lembra ainda que manejar a roupa GG no momento da fabricação é mais trabalhoso, exige tempo e em confecções tempo é dinheiro. Enquanto você aproveita uma determinada metragem de tecido, dobrando-o e cortando-o, obtendo até seis peças, gastaria a mesma quantidade de tecido para fazer dois plus size, com o dobro de tempo.

Mesmo assim, a diretora garante que hoje já há opções bem acessíveis de roupas plus size. "Porém, os valores só serão mais em conta quando a quantidade de confecções aumentarem. A concorrência é que faz com que as grifes encontrem meios de otimizar a produção e reduzir preços, para garantir seu mercado consumidor."

A moda plus size surgiu nos EUA. Foi a partir desses dados que os empresários resolveram pensar nas pessoas gordinhas, surgindo a moda Plus Size. No Brasil somente nos anos 90 começaram a surgir lojas especializadas em pessoas acima do peso. E foi por meio delas que foi lançado o Fashion Week Plus Size.


A próxima edição acontece no dia 19 de fevereiro, trazendo a melhor tendência de inverno, e Renata já antecipou o que você poderá usar e arrasar nos dias mais frios. "A moda é cada vez mais democrática e isto vale também no plus size. O principal é a mulher se sentir bonita com seu corpo e saber valorizar o seu biótipo".

E finaliza: "Para o inverno 2013, o barroco chega forte com muitos bordados e aplicações de pedrarias. O eterno clássico black&white será ‘must have’ da estação. Muito couro, alfaiataria, formas mais amplas e looks monocromáticos também serão destaques."

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente