Pashmina presa no cinto se transforma em colete ou casaco

Pashmina presa no cinto se transforma em colete ou

Foto/Reprodução blog Ana Paula Pedras

A estação mais charmosa do ano está chegando e para acompanharmos sua beleza alguns acessórios são indispensáveis. A pashmina, por exemplo, é uma peça que, além de versátil, nos mantêm bem quentinhas. Com uma variedade enorme de estampas, cores e tecidos podemos dar vida aos looks mais pesados de inverno.

Na verdade, pashmina é o nome do fio de que são feitos xales, mantas e blusas. Porém, o nome pegou e peças em formato retangular com mais de um metro de comprimento passaram a ser chamadas de pashmina. Além das clássicas feitas de lã, há peças confeccionadas a partir de seda, viscose, algodão e poliéster. Pashmina é tradicional de países orientais, por exemplo, Índia, Egito e Tibet.

Este acessório não precisa ser usado exclusivamente no pescoço. Segundo Rose Mendes, consultora de moda e estilo, pashmina pode ser usada nos ombros, cintura e até na cabeça. "É um acessório fácil de empregar, uma peça versátil, chique e fica elegante com terninhos e vestidos. Deixa um estilo mais descontraído com casaquinhos, casacões, shorts e até com jeans e camiseta", explica.

Marília Lemos, representante da loja Pashmina, sugere: "As de tecido mais leve podem ser usadas como cangas ou amarradas em bolsas, a fim de dar um toque diferente à peça."

Marília Lemos revela que o look que promete arrasar no inverno 2011 é composto pela pashimina combinada com peças fundamentais em qualquer guarda-roupa: "Você pode usar um vestido básico com pashmina colorida ou estampada, shorts com casaco e pashmina, look neutro com destaque na pashmina e cinto por cima". Rose lembra que calça skinny e trompete ficam lindas com a peça de inverno. Ambas as consultoras de moda e estilo afirmam que esta é uma peça versátil e charmosa.

A maneira mais comentada de se usar pashmina é com um cinto fino prendendo-a na cintura. Marília garante que esta forma de usar a peça acentua a silhueta e afina o tronco. Outro jeito é deixá-la mais larguinha ao redor do corpo e transformá-la em um casaco. "Esta produção moderna e super estilosa é como se fosse um casaco jogado sobre os ombros com um cintinho amarrado na cintura.

Este look torna qualquer visual interessante e pode ser feito até sobre uma camisa longa masculina", completa Rose. "O cinto fino é o mais indicado para este look, pois não briga com as demais informações da roupa e echarpes compridas favorecem a composição", lembra Marília.

Sobre as cores que serão tendências na estação mais fria do ano, predominam as quentes, como marrom, chocolate e caramelo, além das clássicas branco, preto e cinza. Estampas também serão bem-vindas: listrada, xadrez e florais serão as mais usadas. "Para a moda inverno estão em destaque os lenços de pashmina largos, especialmente os que imitam peles de animais e da tão famosa oncinha. Para um look mais elegante, as de cores sóbrias são as indicadas", afirma Rose Mendes.


Para finalizar o look é importante dar atenção aos cabelos. Deixá-los presos em um rabo de cavalo ou coque no alto da cabeça, por exemplo, dará mais evidência ao rosto, além de não correr o risco de causar a impressão de ter o pescoço curto ou de estar sufocada. "E é muito bom para disfarçar também quem tem os quadris largos focando os olhares para a parte superior do corpo", ensina Rose.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion pashmina