Os segredos dos editoriais de moda

Os segredos dos editoriais de moda

Caroline Bittencourt. Foto: Carol do Valle/ divulgação Revista Contigo

Cada vez que você folheia uma revista, se encanta com os editoriais de moda tanto quando a gente? Os cenários, as roupas escolhidas, os acessórios, as modelos e a maquiagem, nada é sem propósito, tudo é calculado, escolhido, bem pensado.

Para ter aquele visual, uma equipe gigante trabalha e corre atrás dos melhores looks, normalmente para evidenciar uma tendência. Carolina Carmargo, editora de moda e beleza da Contigo!, conta que a editoria de looks tem peso importante na revista já que relaciona mundo fashion e famosas na mesma seção.

Além dela e da repórter que trabalha com ela, Fabiana Loiacone, um fotógrafo, dois assistentes, um ou dois produtores de moda mais um assistente, além de maquiador e cabeleireiro participam do ensaio. "Dependendo da produção, também contamos com uma camareira", fala Carol.

No caso da Contigo!, a linha e os temas do editorias são decididos em reuniões com o diretor de redação da revista, Felix Fassone, e a redatora-chefe, Denise Gianoglio. "Levamos em consideração as tendências apresentadas na São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e nas semanas de moda internacionais a cada estação e também o que as famosas estão usando", conta Carol. "No ano passado, por exemplo, os chamados ‘bandage dresses’ viraram uma verdadeira febre entre as famosas nacionais e internacionais. Fizemos um editorial inteiro com eles".

[galeria]

Depois de definido o tema, é preciso angariar as roupas a serem usadas na produção. Carol mesmo envia as referências aos produtores de moda, com sugestões de looks e ideias. "Tudo é sempre pautado e muito conversado. Defino os looks em conjunto com os produtores ou stylists e também com as famosas [que servem de modelos]". Essas roupas são emprestadas diretamente dos acervos das assessorias de imprensa de moda ou então em lojas e depois devolvidas assim que a sessão de fotos termina.


A locação também conta para que o ensaio fique perfeito. Carol se lembra de um ensaio feito com a modelo Caroline Bittencourt com o tema de estampas de bichos. "Escolhemos como locação o Zôo Park de Itatiba e a colocamos para fazer fotos com diversos animais", lembra. "Ela adorou a ideia! E topou todas as nossas sugestões. Fez fotos com um tamanduá-bandeira e até com um cervo do pantanal filhote. O resultado ficou lindo!"

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente