Óculos - tendências da SPFW para o verão 2010

Óculos  tendências da SPFW para o verão 2010

Desfile Maria Bonita. Foto/Marcio Madeira

Passou na SPFW e vai invadir as ruas no próximo verão. Além de adiantar conceitos e tendências, os desfiles da semana também lançam moda em relação aos acessórios, principalmente entre os formatos e cores de óculos.

Em meio à coleção cheia de peças amplas e tons terrosos, o verão da Maria Bonita apostou nos solares minimalistas com recortes inusitados e assimétricos.

“A delicadeza da montagem e a leveza das peças estavam em total sintonia com o frescor de um dia de verão que imperou na passarela da Maria Bonita”, explica Carol Waltrick, designer e gerente de desenvolvimento de produtos da Tecnol, (Grupo Tecnol), que desenvolveu diferentes óculos-conceito para a semana de moda.

Nos modelos, uma mistura de retrô com contemporâneo. Segundo a designer, as lentes foram recortadas e pintadas, deixando o interior verde demarcado pelo contorno incolor. Já as hastes extremamente finas receberam ponteiras largas e geometrizadas com acabamento que imitava madeira como complemento.

Óculos  tendências da SPFW para o verão 2010

Desfile Forum Forum Tufi Duek. Foto/Fernanda Calfat

Entre estampas e bordados, nas formas de espinha de peixe, concha e até estrelas do mar, o estilo da Forum Tufi Duek apostou nos óculos cujo formato era semelhante aos das máscaras de mergulho, nas cores pink, citrus, blue e negro.

“As peças foram redesenhadas a partir de máscaras para mergulho, nos quais aplicamos linhas mais limpas e contínuas. Criamos um visual extremamente moderno, que foi complementado com aplicação de estampas inspiradas em peixes e elementos do mar”, diz a designer.

Na plateia, os convidados adiantavam o que estava por vir na passarela. Coincidência ou não, Felipe Veloso, assistiu ao desfile de Alexandre Herchcovitch (coleção feminina) com um modelo escuro e pesado de Martin Margiela, semelhante ao da Forum, que desfilou depois.


Já o visual retrô invadiu o verão europeu. Geralmente, o que é tendência lá desembarca aqui. Chanel e Christian Dior apostam nos modelos grandes, em acetato colorido. A estampa psicodélica já tradicional na Da Pucci também reina no dias ensolarados da Europa. No estilo anos 60, os óculos são feitos em acetato azul royal.

E o modelo de Marc Jacobs também conserva as características originais - clássico marrom e lentes em degradê. Vamos ver o que vai pegar quando o clima começar a esquentar por aqui.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion spfw spfw 2009 óculos verão