O tecido certo para malhar

O tecido certo para malhar

Live! / Calça saruel em light®, menos lavagem e conforto térmico - R$ 175,80

Exercícios fazem bem para a saúde, para a mente e para o corpo. Não importa se é apenas uma caminhada aos fins de semana, uma pedalada pelo parque num domingo de manhã ou uma boa série de malhação na academia. Quem pratica algum tipo de esporte sabe muito bem os benefícios que ele traz.

Porém, mesmo com alongamentos antes e depois dos exercícios, tem gente que ainda sofre com câimbras e fadigas musculares. Sem contar do desconforto que é praticar exercícios durante as altas temperaturas, já que nesse período o suor aumenta e o mau cheiro também.

Por esses e muitos outros motivos escolher um bom tecido na hora de malhar pode ajudar a minimizar esses males e tornar a prática de esportes muito mais prazerosa. A tecelagem Santaconstância, em parceria com o Dr. Turíbio Leite Neto e a equipe do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte - órgão complementar da UNIFESP), realizou uma série de estudos para desenvolver peças que auxiliassem atletas profissionais e pessoas comuns.

Entre um estudo e outro, a tecelagem, que está presente nas mais variadas marcas de roupas esportivas, constatou que determinados tecidos podem acelerar a recuperação dos praticantes de esportes e ainda melhorar o desempenho. Conheça alguns deles:

Compressão para evitar dores - Tecidos justos e colados ao corpo são capazes de melhorar a aerodinâmica e o equilíbrio térmico, minimizar a vibração muscular, retardar a fadiga, prevenir distensões e câimbras e atenuar os microtraumas. A Santaconstância possui três tecidos que atendem a essa categoria: o Sportiva-Pro®, Ultra® e o Compress®. Ambos possuem elasticidade capaz de acompanhar as movimentações dos músculos. Além disso, o Compress® apresenta uma textura interna com pontos mais salientes, que minimizam a superfície de contato do tecido com a pele, diminuem o efeito úmido colante e alcançam boa capacidade térmica.

Ultrapassando a água e o vento - Quem pratica exercício que desafiam a água e o ar, como ciclismo, corrida, caiaque, natação e windsurf, precisa de tecidos que se moldam ao corpo sem comprimir demais. A linha iFit® da Santaconstância realizam troca térmica, auxiliam na aerodinâmica e contribuem na ultrapassagem de barreiras do vento e da água. Entre os tecidos oferecidos estão o X-Bio®¸ que efeito bacteriostático permanente (evita odor) e o X-Pro®, que de tão leve se assemelha a uma "segunda pele".

Para os esportes aquáticos, como natação e no triathlon, o tecido sugerido pela tecelagem é o Acquos®. Seguindo as novas regras da Fina (Federação Internacional de Natação), o tecido é capaz de repelir a água, possibilitando melhor deslize durante o nado. Além disso, as roupas são resistentes ao cloro e se ajustam ao corpo, evitando a formação de "bolsas e bolha d´água".

Prática de corrida - Há tempos os praticantes desse esporte vêm trocando as camisetas de algodão e de poliéster pelas de poliamida. Porém, nem todas as poliamidas têm o mesmo desempenho. O estudo iShirt Test®, apresentado e testado nas últimas edições da Running Show, contatou que o tecido Leggerissimo Pro®, exclusivo da Santaconstancia, oferece melhor conforto térmico. Em uma nova fase do teste (iShirt Test II), este tecido foi indicado para exercícios de alta intensidade, por conta da leveza e da capacidade de troca térmica equilibrada. Para quem prefere as provas mais curtas, de até cinco quilômetros, as camisetas justas e elastizadas (sem compressão) são as mais indicadas. O tecido criado pela Santaconstância para esses atletas é o X-Pro®, desenvolvido com fibra elástica de XLA™, que confere rápida transferência de calor e umidade da pele para o meio ambiente.

A dica da tecelagem é deixar as camisas mais soltas para treinos mais longos, pois dissipam mais fácil o calor. Entre os tecidos oferecidos pela marca estão o Leggerissimo Pro® e Sense Duo®, este último com proteção UVA e UVB com fator 45+, ou seja, protege 45 vezes mais o corpo dos raios solares que se estivesse sem camiseta com proteção UV.

Para uma simples caminhada - Segundo o estudo iWalk Test® concluiu que as camisetas de algodão não são adequadas para as atividades físicas, pois aumentam a frequência cardíaca, causando sensação de desconforto. E as de poliéster esquentam muito o corpo durante a caminhada. Após vários testes, a Santaconstância desenvolveu o Leggerissimo Pro®. Além de proporcionar conforto e troca térmica, o tecido possui ação bacteriostática (inibe o odor). Outra opção é o Sense Duo®, que proporciona isolamento térmico e proteção solar UVA e UVB fator 45+, ou seja, protege 45 vezes mais o corpo dos raios solares que se estivesse sem camiseta com proteção UV.

Em situações de umidade e vento, este tecido não provoca sensação de frio, por possuir isolamento térmico e proteção solar. E ambos são de fácil manutenção, uma vez que secam rapidamente e não precisam ser passados.

[galeria]

SKARP - SAC: (11) 3784-7220

www.skarp.com.br

SPEEDO - SAC: (11) 3063-5211

www.speedo.com.br

Live! - SAC: (47) 2106-7400

www.live.ind.br

SunCover - SAC: (11) 4508-0589

www.suncover.com.br


K-Swiss - SAC: (11) 3062-8103

www.kswiss.com.br

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente