O talento dos figurinistas

Figurinistas

Arquivo MBPress

Assistir a novelas, toda mulher gosta, mas você já parou para pensar quem escolhe a roupa dos personagens que fazem mais sucesso na TV? É onde se destaca o talento dos figurinistas.

Marie Salles está na profissão há dez anos e tem no currículo trabalhos nas novelas “Pé na Jaca”, “Bang Bang” e “A Favorita”. Ela explica como começa todo o trabalho de caracterização dos personagens.

“Ganho uma sinopse da novela, que tem um resumo de cada personagem. Converso com o diretor sobre eles e em cima disso apresento um conceito. Se o diretor aprovar, já começamos a fazer a prova de roupa nos atores”, diz.

Mas engana-se quem estiver pensando que o trabalho é simples: pelo contrário! Tudo isso exige muita pesquisa e estudo antes de ir ao ar. Quando as novelas são de época, trabalho redobrado: filmes e livros costumam ser as melhores fontes na hora de conhecer os anos em que se passa a história.

O figurino de Donatela, personagem de Cláudia Raia em “A Favorita”, por exemplo, foi criado em cima do passado da madame. “Como Donatela tinha esta coisa sertaneja, focamos neste passado dela. Por isso, no começo da novela, ela utilizada os lencinhos country, os jeans e as botas”, afirma.

Já para compor o visual de Flora, interpretada pela atriz Patrícia Pillar, o trabalho foi um pouco diferente. “No começo ela utilizava roupas simples, por causa da prisão. A partir do momento em que ela começou a trabalhar e foi revelada como assassina, ficou mais sofisticada. Ela também passou a usar preto, que era evitado no começo para sua culpa não ficar óbvia”, diz a figurinista.

Por se tratar de uma novela atual, onde o texto é mais importante do que a caracterização das personagens existem poucos papéis excêntricos em “A Favorita”. Em “Bang Bang”, porém, a história foi um pouco diferente. “Era uma novela que misturava época e atualidade, que pedia figurinos especiais e inusitados. Quando as gravações vão começar, o diretor já imagina este conceito”, explica Marie.

Agora que você já sabe como tudo é feito, que tal prestar mais atenção nas roupas utilizadas pelos seus personagens preferidos da telinha?

Leia também - Moda e Cinema, o poder do figurino!

Fonte - MBPress

Comente