O significado das cores

O significado das cores

No mundo da moda, as cores têm um significado que transcende a escolha fashion. Tem a ver com o humor e pode influenciar o bem-estar. Os hindus, por exemplo, acreditam fortemente no seu poder. Isso porque as cores podem sim transmitir emoções - se o vermelho tem tudo a ver com paixão, o preto pode lembrar luto ou raiva. Até nas expressões as cores tem sentido. Vai dizer que nunca soltou um "verde de fome", "amarelou" ou "dia cinza" para descrever determinada situação?

Com tanta importância, as cores caminharam com a história. Enquanto os hippies curtiram os tons suaves, os yuppies preferiram os mais fortes. A década de 1990 misturou tudo e hoje as opções saíram das cores primárias e caminham entre as candy color e as flúor. "No verão 2010/2011 serão usados os tons pastéis, além de bege, branco e preto. Teremos também as cores de bala, mas minha aposta são os tons mais claros", aposta a personal stylist Manu Carvalho.

Ela, que entende de moda e de cores, nos ajuda a entender um pouco mais sobre as cores e seus significados. Não é toa que o azul-marinho transmite confiança ou o verde-claro acalma. "O primeiro é um clássico nos uniformes de escolas, da Marinha e da Aeronáutica. Já o verdinho imprime calma e esperança, cor muito usada em hospitais e prisões".

Segundo Manu o vermelho é mesmo a cor do amor. "Ligada à terra e fonte de energia, ela transmite a ideia de estado de alerta e tem apelo de fetiche", conta. Vale lembrar como batom e rosas vermelhas surtem efeito! O rosa, que mistura a energia do vermelho e a suavidade do branco, tem efeito calmante. "Ele traduz feminilidade, harmonia, comunhão, equilíbrio, ternura, fragilidade e conforto, além de resgatar lembranças de infância, sonhos e fantasias".

Preto e branco são clássicos também cheios de significado. O primeiro é resultado da ausência de cor, mas na prática chega com firmeza e funciona até como escudo. "Transmite sobriedade, elegância e mistério. Como toda cor escura, tende a diminuir a superfície, por isso a cor preta dá ideia de emagrecimento", lembra Manu. Já o branco é o somatório de todas as cores. "Transmite pureza, paz e tranquilidade".

Confira abaixo mais cores e seus significados, apontados por Manu Carvalho:

Laranja

A cor representa vitalidade, força, calor, alegria, intensidade, além de ser estimulante.

Amarelo

Cor alegre, brilhante e forte. Traz ânimo, disposição e otimismo, estimula a criatividade e a inspiração.

Verde

Ligada à natureza, a crescimento, equilíbrio e vida. É uma cor serena e confortante.

Azul

Cor do céu, da divindade, da comunicação e da paz. Costuma ser associada ao masculino e transmite autoridade e credibilidade. É a cor da diplomacia e também da sofisticação, por isso o termo "sangue azul".

Azul-turquesa

Representa a água, elemento associado aos sentimentos, à intuição e à emoção. Transmite autoconfiança e pensamento independente.


Violeta

Cor forte e penetrante, traz equilíbrio e espiritualidade. Ligada a realeza e autoridade.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente