O que fazem os diversos profissionais envolvidos na semana de moda?

As chegam e com elas milhares de releases, resenhas e fichas técnicas pipocam por aí falando sobre a inspiração, a equipe e todos aqueles que trabalharam para que os 15 minutos de passarela fossem fabulosos.

Mas quem são todas essas pessoas? O que significam esses termos em inglês que o povo da moda tanto adora?

Para que você, leigo, não se sinta completamente por fora, segue aqui uma listinha com as profissões mais básicas:

Estilista - é o responsável pela coleção. Pode aparecer apenas um profissional na passarela para receber os aplausos (ou dois, ou três...), e é ele quem define se o tema é "Bahia de Verger" ou a "beleza dos bufalos-africanos" (ou o encontro dos 2), e dá as diretrizes para cada coleção. Mas por trás, geralmente, existe uma equipe inteira de outros estilistas e assistentes de estilo que criam peças individuais, looks inteiros ou dão só um pitaco em como a manga pode ser pregueada.

Stylist - Se o estilista define a identidade da marca e cria o produto em si, o stylist dá aquela viajada básica para transformar aquilo em um festival de fantasias e desejos. É ele que escolhe acessórios mirabolantes e faz combinações inusitadas. Apareceu um look com duas camisas sobrepostas com uma dobra ou amarração toda diferente? Ou uma meia por cima da calça? Ou uma mistura de saia xadrez com blusa de florzinha? Tem o dedo do stylist!

Beauty artist - É o responsável pela "beleza" do desfile, ou seja, pelo cabelo e maquiagem dos modelos. O estilista e o stylist podem, ou não, ter uma idéia pré-concebida para o que desejam em cada coleção, mas quem dá o toque e transforma isso em realidade é o beauty artist.

Diretor de casting - É quem monta o elenco do desfile. Seleciona os modelos de acordo com a proposta da marca e da coleção.

Diretor de desfile - É quem dá o tom ao show. Define a cenografia, a iluminação, a ordem das modelos, etc. Esse trabalho pode ser executado por uma pessoa só, ou pela equipe formada por outros profissionais já citados.

Assessor de imprensa - Cuida dos releases, da divulgação e faz a ponte de comunicação da marca com a mídia, transformando imagens em textos.

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Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

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