Normcore: você sabe o que é?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
normcore

Foto - Getty Images

Já ouviu falar no normcore? O termo está dando o que falar e até os fashionistas mais assíduos parecem estar confusos sobre seu significado. Para alguns, o conceito traduz uma despreocupação com estilos e tendências. Para outros, o normcore enquadra as pessoas que antes da beleza, buscam o conforto. Entendeu?

Alice Braga, Gisele Bündchen e Katie Holmes foram algumas famosas, consideradas "normcore", por seus estilos descomplicados, simples e comuns. Você pode achar vários textos sobre o assunto, citados nos maiores veículos, como o "The New York Times", a "Elle" e a "GQ". Mas antes de concluir seu significado, vamos à origem da palavra.

Normcore é uma junção de "normal" + "core" (do inglês, centro ou cerne). Significa o "centro do normal", ou seja, quem não age influenciado por uma tribo ou febre fashion. O termo foi criado pela empresa de pesquisa de mercado K-Hole, para designar pessoas que até percebem que um item está na moda, mas não querem seguir uma moda específica - usam alguma peça porque gostam, ou se sentem confortáveis.

Dizer que uma pessoa é normcore é o mesmo que afirmar que aquela pessoa não segue tendências. Ela até pode usar um artigo da moda, mas não com o objetivo de seguir esta tendência em si. É aquele amigo que usa um acessório ou roupa, pela vontade de usar, sem se importar se vai contra ou a favor da moda. É como se fosse o voto nulo do mundo fashion.

Vale lembrar que "core" não tem a ver com nenhum gênero musical ou estilo de vida. A palavra "hardcore" significa "centro", por exemplo, mas não faz parte da tradução do normcore. O termo "hardcore" é usado para designar militares assassinos ou criminosos. A mesma palavra é usada para indicar afinco a alguma a atitude, além de ser o nome de um subgênero do rock, derivado do punk nos anos 80.

Também vale reforçar sobre o que é a pesquisa. A K-Hole faz pesquisas sobre movimentos e tendências de moda (o que surge e o que entra em baixa) com frequência para ajudar as marcas de roupa a terem uma noção de onde vão pisar nos próximos anos.

Com os resultados, a empresa notou que artigos que eram considerados "alternativos" hoje são itens obrigatórios de estilo e cresceram em uma velocidade além do normal. Por isso, a criação do termo "normcore", aquele cara que percebe algo novo, usa, mas de maneira não-linear.


Por Caroline Sarmento

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: tendências estilo conforto pesquisas nomrcore