Modismos prejudiciais à saúde

Moda que prejudica a saúde

Calça skinny Colcci (SPFW 2009) e Calça Carrot Neon (SPFW 2010), opção mais confortável e tendência para o próximo verão. Foto Agência Fotosite.

Seguir tendências não exige só bom senso ao combinar peças com o seu tipo de corpo e personalidade. É preciso se dar conta do que pode atrapalhar os movimentos durante o dia, mais do que isso, escolher peças e acessórios que não prejudiquem a sua saúde. Antes de fazer a sua próxima aquisição observe as dicas do Vila Fashion.

Síndrome da calça apertada

A skinny jeans saiu do "uniforme das gostosonas" e foi adotado pela mulherada. As que estão fora de forma preferem usá-la com blusinhas largas e compridas. Neste inverno, o modelo dividiu espaço no guarda-roupa com as leggins e jeggins (jeans + legging), usadas com jaquetas, blusinhas justas nos quadris, maxipulls ou paletós oversized - para a alegria, e saúde, da mulherada.

As calças muito justas causam vários problemas, desde foliculite até varizes. A pressão constante do jean pode comprimir e lesar um nervo na coxa, causando dores fortes, dormência e queimação. O uso de roupas apertadas prejudica a circulação, assim aumentam as possibilidades de varizes. Mais do que isso, os modelos justinhos também pioram o quadro de celulite. A explicação é simples. Com a circulação prejudicada, nódulos de gordura tendem a aparecer.

Segundo a ginecologista Denise Coimbra, calças do tipo skinny contribuem também para o corrimento. Em dias mais quentes e com umidade alta, quanto mais fechada a região, maiores as chances de surgirem fungos e bactérias responsáveis pela candidíase. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço aponta que uma das causas da foliculite é o uso de calças apertadas. "Inclua as roupas de algodão no visual", diz. Motivos mais do que suficientes para você alternar na semana o uso do jeans apertado com leggings confortáveis e calças larguinhas de tecidos fluidos. Para este verão, aproveite a tendência da calça carrot (cenoura), ela tem um gancho mais larguinho, mas nem tanto quanto a saruel. Nos desfiles das semanas de moda, Neon e Maria Bonita mostraram alguns modelitos.

As calcinhas fio dental também devem ser evitadas. Elas deixam o visual sexy, mas podem facilitar a entrada de bactérias, responsáveis por cistites e infecções vaginais. O seu uso prolongado ainda causa hemorróidas e fissuras no ânus, principalmente em dias mais quentes. Portanto, guarde os seus modelitos para ocasiões especiais.

Moda que prejudica a saúde

Bolsa Carolina Martori

Maxi-bolsas

Elas vão continuar absolutas no verão, mas não é por isso que você precisa colocar o mundo dentro delas. Os médicos recomendam que as mulheres não carreguem mais que 10% de seu peso na sacola (ou seja, uma mulher de 50 quilos pode carregar, no máximo, 5 quilos). Portanto, não transforme a sua bolsa em depósito. Os modelos ‘saco’ são um perigo. Que tal escolher aqueles com divisórias? Elas não servem apenas para você organizar melhor os seus apetrechos, mas também para equilibrar o peso. Eleja o que realmente faz falta para você, seus ombros e sua coluna serão gratos.

Moda que prejudica a saúde

Peep Toe Comfortflex e Carolina Martori. Foto-Divulgação

Nas alturas

Uma pesquisa recente, feita na Divisão de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou cientificamente o que muitas mulheres já sabem. Salto alto, principalmente usado por longos períodos, pode dar origem a varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites e até tromboses.

Eles emagrecem, deixam as pernas mais bonitas e o look mais elegante. O salto alto é o queridinho de muitas mulheres, mas andar na moda é um verdadeiro sacrifício para muitas. Neste verão, o modelo meia-pata vai continuar, o que é bom, porque pelo menos equilibra a pisada. Outra boa notícia é que na próxima temporada alguns saltos serão mais grossos, principalmente os dos clogs, já em alta, bom para o andar.


Recentemente algumas celebridades se mostraram preocupadas com o conforto nos pés. Maggie Gyllenhaal, Kirsten Dunst e Michelle Williams foram fotografadas por aí com modelos da marca Worishofer, aqueles sapatos ortopédicos do tempo da vovó. Por aqui, a linha da Comfortflex tem peeptoes, sapatos e sandálias com modelos descolados e não tão parecidos quanto os de antigamente.

Por Juliana Lopes

Comente