Moda: verão florido

Moda verão florido

Vestido Pernambucas. Foto: divulgação

O verão vai ser florido. Pelo menos é o que apontam as tendências: saias, vestidos, blusas e até camisas ultra românticas com estampas florais são aposta certa para quando os dias mais quentes chegarem. A consultora de moda Sabina Donadelli conta que essa é uma tendência que deve agradar muito as brasileiras, já que o estilo romântico é a nossa cara.

Ao pensar em tecido florido com certeza muitas de nós temos a estampa liberty, marcada pelas florzinhas pequenas, como referência. Não é para menos, a estampa faz sucesso desde 1875, quando o empresário britânico Arthur Liberty abriu uma loja no centro de Londres, onde imprimia estampas florais em tecidos especiais. Tudo feito a mão! Nos anos 70, a marca Cacharel promoveu um boom dos tecidos Liberty ao desenhar uma coleção inteira de estampas florais. Hoje em dia são mais de 500 tipos de padronagens florais comercializadas no mundo inteiro.

Apesar de nunca ter sumido do guarda roupa das mais românticas e ter o status de clássico, parece que um novo boom está acontecendo e as estampas liberty devem conquistar mais uma vez a todas. Vale também para quem curte um ar retro no visual.

Se depois dessa explicação você já está louca para comprar uma peça com essa estampa, Sabina explica como acertar o look. "Mulheres menores podem usar florzinhas menores e mulheres maiores devem escolher estampas com florzinhas um pouco maiores. O importante é respeitar o estilo e a proporção e também não exagerar". Ou seja, nada de sair por aí combinando calça e blusa florida. Opte por uma peça estampada, que deve ser a mais importante do look, e coordene com peças lisas.

[galeria]

Combinar uma blusa soltinha e fresquinha com shorts ou calça jeans e quase infalível. Se a idéia é não correr riscos de errar, na hora de escolher a peça lisa que complementa a produção, vale optar pela cor de fundo da estampa, especialmente quando a liberty aparece em saias - não vão faltar saias de cintura alta e soltinhas assim nas vitrines nos próximos meses.


Como o verão do hemisfério norte está no auge as gringas já estão usando e abusando da tendência. Por lá muitas estão usando a estampa ultra romântica combinada com peças mais pesadas. Por exemplo, vestido liberty soltinho com sandália abotinada ou até mesmo bota. Mas Sabina conta que não acha a melhor das idéias, por isso não indica. "Estilo é assim: ou você encara ou não... ficar ‘no meio do caminho’ é o pior de todos os mundos... porque a roupa não é uma coisa nem outra".

Por Larissa Alvarez

Comente