Moda para gordinhas

Foto - Hilton Costa, Vanessa Raya do blog Sapatinho de Cristal.

Acredite: ser gordinha e vestir as últimas tendências da moda não é um sonho impossível. As mais lindas e estilosas blogueiras bateram o martelo e confirmaram para o VilaMulher: a "Fast Fashion" é possível para todas!

Sabe aquela peça que sai quentinha das passarelas e aparece nas araras uma semana depois? Isso é chamado de "Fast Fashion" no mundo da moda. Mas, mesmo que as tendências invadam as lojas de departamento pouco tempo depois de serem lançadas, as mulheres plus size podem encontrar dificuldades em se enquadrar nessa onda.

A blogueira Carla Manso, do FATshion, explica que o problema não é a falta de peças: "Hoje em dia, grandes redes e lojas de rua oferecem roupas para mulheres plus size, mas é difícil encontrar tecidos e estampas que sigam a tendência, assim como modelagens favoráveis às gordinhas jovens", afirma.

As dificuldades são muitas: jeans, camisas e casacos estruturados, roupas de alfaiataria, shorts, hot pants, blusa cropped, body, short saia... Até mesmo calças que caiam bem podem ser motivo de dor de cabeça para quem tem o quadril mais largo.

Mas tudo tem seu jeito, como afirma a blogueira Paula Bastos, do Grandes Mulheres : "Eu compro muito na Renner, na C&A e na Riachuelo, pois visto 48 e ainda consigo encontrar bastante coisa legal. A Besni também tem muita coisa interessante", indica.

Lojas especializadas também são uma ótima pedida, já que os modelos são pensados para valorizar o corpo das gordinhas e possuem tratamento e atendimento que não constrangem as mulheres na hora de fazer as provas e pedir opinião.

Lojas online também funcionam muito bem, como a Best Size (da Carla!) que vende as marcas mais badaladas, como Julia Plus, Three Seven, Maxi Plus, Flight Level, Cambos etc. "Aproveitei a oportunidade - claro, porque não sou boba (risos) - para ir trocando meu guarda-roupa", confessa ela que também é modelo.

Tendências de inverno: atualize a sua listinha!

Vanessa Raya, do Sapatinho de Cristal , dá as dicas para sair na moda todo dia: "As mulheres plus size devem apostar em calças flare, vestidos cachecoueur e saias peplum, já que todos equilibram as proporções, deixando o corpo mais harmônico", recomenda.

"A mulher gordinha precisa ter muito mais paciência para comprar roupas e tem que aprender a ‘garimpar’ se quiser se vestir bem. Dificilmente vamos sair com várias sacolas de uma loja, então as compras progressivas devem acontecer com frequência", ressalta Paula Bastos. Ela ainda lembra que as moças plus size devem comprar uma peça pensando em como ela pode combinar com as que já integram o guarda-roupa.

As entrevistadas preveem que as tendências Outono/Inverno sejam jaquetas e saias de couro, casacos estruturados, blusões estilo t-shirt e camisas com modelagem acinturada. Jeans encerados ou coloridos em tons de vermelho e verde, legging de montaria, saias longas, camisas xadrez, pied de poule, poá, tule, renda, chiffon e couro fake também podem ser escolhidos para a estação.

"Na verdade, não deveria existir loja de magrinhas e loja de gordinhas, o certo seria encontrarmos roupas em qualquer magazine, como acontece no Chile, por exemplo, onde grandes lojas chegam à numeração XXXXG. A gordinha quer se vestir bem, igual à mocinha da novela das 21h, gente! (risos)", brinca Vanessa.

Para tudo se dá um jeito, certo? Corram em busca de seus modelos, meninas!


Por Juliany Bernardo (MBPress)