Moda no Rock in Rio - ontem e hoje

Moda no Rock in Rio  ontem e hoje

Baby Consuelo no Rock in Rio de 85/Foto: Reprodução Site Baby do Brasil. Pitty/Foto: Blenda Gomes/Divulgação TV Globo

Hoje começa o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, que, desde sua primeira edição, em janeiro de 1985, serve de expressão tanto para a juventude quanto para os vanguardistas, juntamente com seus estilos diferenciados.

Fazendo um panorama do evento cheio de idealismos de liberdade no quesito fashion, podemos afirmar que as roupas mudaram muito durante os anos. "Estávamos no começo dos anos 80. O estilo da moda era o New Wave, com roupas alegres e coloridas e penteados armados", diz Leonardo Mellin, que estava presente no primeiro Rock in Rio. "Os cabelos bem ao natural, nada de chapinha e mechas loiras", complementa Silvia Prado, também presente na primeira edição do festival.

A mudança de estilos pode ser percebida entre os artistas que subiram ao palco. A cantora Paula Toller, por exemplo, se apresentou no primeiro Rock in Rio de cabelo curtíssimo, brinco de aranha e um casaco imenso do mesmo azul anil de seu vestido! Hoje seu estilo é outro. A quase cinquentona deixou de lado os cabelos curtos e as roupas chamativas da época e chama atenção pela beleza que aumenta a cada dia.

Baby Consuelo, estava grávida no show e esbanjou energia com a sua blusa aberta cheia de brilhos. O que será que reservam Pitty, Ivete Sangalo, e as internacionais Katy Perry, Rihanna, Ke$ha e outras?

Mas não foram só as cantoras que mudaram de lá para cá! "Herbert Viana cantou de óculos de armação vermelha, bermuda cáqui e camisa branca abotoada no pescoço", revela Leonardo Mellin. E quem não se lembra do Barão Vermelho todo colorido e com calças justíssimas?


O evento reflete a realidade que a geração presente vive, assim como nos anos 80 na primeira edição do festival. Hoje a tendência pop está muito forte e tudo indica que podemos encontrar muitas meninas com variados shorts jeans, blusas de banda, camisa, colete, cabelos mais comportados e, em geral, um look um pouco mais sóbrio do que a era new wave. Embora cada show e estilo musical apresentem diferenças no visual, a onda continua sendo a mesma: liberdade, inclusive na roupa.

Por Adriana Massini (MBPress)

Comente