Moda Ética, você sabe o que é?

Moda Ética você sabe o que é

Foto: divulgação/ MAXJENNY

Moda Ética, já ouviu falar? A ideia é que todos se comprometam com a prática do comércio justo e com a produção sustentável, focada no uso de materiais upcycled, ou seja, utilizados novamente na construção de um novo produto, e tecidos orgânicos.

Durante a semana de moda de Londres aconteceu também a décima edição do salão de moda ética Estethica. Nesta temporada a iniciativa cresceu consideravelmente. Na estação passada, o salão contava com apenas 13 criadores. Nesta, o número chegou a 22.

Entre as novidades criadas pelos designers estão os chapéus sob medida feitos com tecidos incomuns e materiais sustentáveis, como a fibra de urtigas e garrafas de plástico criados pelo inglês Jacob James. Já a joalheira Kumvana Gomani exibiu suas peças construídas com plástico reciclado. A marca MaxJenny chamou atenção com suas jaquetas e vestidos éticos construídos com seda e lã orgânicas e outros tecidos com pegada esportiva, que levam em sua composição garrafas PET recicladas. Tudo colorido com tintas à base de água. Os retalhos foram os materiais usados por Lu Flux.

Nova York

A semana de moda de Nova York também teve a apresentação de algumas coleções com pegada ecologicamente correta. O inglês Christopher Raeburn, um dos highlights da moda sustentável, confeccionou parkas, casacos e cachecóis a partir de uniformes militares e pára-quedas. A Study NY, que também marcou presença na Estethica, lançou tricôs feitos à mão de tecidos especiais e ecológicos e o trabalho já foi reconhecido, grife ganhou o prêmio 2011 de Design Sustentável, o Ecco Domani.


Bons exemplos de como a criatividade e o talento podem render bons trabalhos e também que o ecologicamente correto pode ser fashion e glamouroso!

Por Larissa Alvarez

Comente