Moda dos anos 20

Moda dos anos 20

A moda vai e volta. Isso todo mundo sabe, mas é sempre bom conhecer a fundo o que foi tendência há muitos anos, até para poder resgatar algo para o guarda roupa atual. Para quem mora em São Paulo, uma boa oportunidade para isso é conferir, até o próximo dia 5 no Shopping Boulevard Tatuapé, a exposição Tributo aos anos 20. Criada pela artista plástica Suzy Gheler, a mostra conta com 35 peças que retratam a história e as tendências de moda da época que influenciou e ainda influencia o que usamos hoje.

A revolução na moda da época foi tão grande que a década ficou conhecida como os Loucos Anos 20, as mulheres procuraram sua liberdade por meio da vestimenta e da maquiagem. Nesta época é que pintar o rosto com cores mais forte virou tendência. As mulheres abusavam do batom vermelho, com a boca pintada em forma de coração, combinada com olhos e sobrancelhas pintadas a lápis.

O padrão de beleza da época ditava poucos seios e curvas, quadris pequenos. O ponto de mais charme eram os tornozelos. As saias já mostravam mais as pernas e as blusas o colo. A silhueta era tubular, os vestidos mais curtos, leves e elegantes, com os braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda e as meias remetiam tons de bege, insinuando a nudez das pernas. Um pouco a ver com o nude que está com tudo no próximo verão, não é mesmo?

Já o acessório obrigatório da década era o chapéu, usado apenas no período diurno em modelo "cloche", beirando os olhos e de preferência com cabelos curtíssimos.

[galeria]

Esse período foi marcado por importantes estilistas como Jacques Doucet, que diminuiu o comprimento das saias para mostrar as ligas rendadas (hoje até a cantora Rihanna abusa dessa referência!). Coco Chanel, que criou a moda dos cortes retos, colares compridos, boinas e cabelos curtos e Jean Patou, que criou roupas esportivas e revolucionou a moda praia com seus maiôs.


Tributo aos anos 20

Shopping Metrô Boulevard Tatuapé

Endereço: Rua Gonçalves Crespo, 78, ao lado da estação Tatuapé do Metrô, São Paulo.

Classificação Etária: Livre

Telefone: (11) 2225-7000 - www.shoppingboulevardtatuape.com.br

Evento Gratuito

Por Larissa Alvarez

Comente