Moda clássica, para sempre!

Moda clássica para sempre

Peças atemporais, lindas, chics ou casuais, para qualquer tipo de evento. E que não podem faltar no guarda-roupa. Esta é a moda clássica, que continua versátil, firme, forte e elegante e, quando bem coordenada, fica mais atualizada do que nunca.

Democráticas, as peças clássicas podem ser utilizadas por mulheres de todas as idades, sem restrição. O estilo, porém, é adotado mais por quem trabalha em empregos formais, por pessoas mais tradicionalistas ou por mulheres mais maduras.

O tubinho preto é o clássico que vem logo à cabeça. Segundo Cecília Lima, professora do curso Personal Stylist da Escola de Moda Sigbol Fashion, em São Paulo, a peça carrega muita história. “Com certeza ele é mais lembrado por causa do filme ‘Bonequinha de Luxo’, de 1961. Depois que Givanchy vestiu a Audrey Hepburn no cinema, essa peça nunca mais foi a mesma”. Outras clássicas também já fizeram história. “A camisa branca existe desde o período do renascimento, porém seu apelo para moda aconteceu em 1960, pois Ingrid Bergman usava constantemente. O twin set, mesmo tendo surgido na década de 30, foi eternizado em 1950 pela elegantíssima Jaqueline Kennedy. A calça jeans, velha rancheira, tem mais de 150 anos e foi criada por Levis Strauss como roupa de minerador e sua 501 faz sucesso até os dias de hoje”.

E que versátil! O tubinho preto com os complementos certos vai do casamento ao supermercado. A calça jeans hoje tem permissão para entrar nos mais variados ambientes. “Então se você tiver só peças clássicas no seu guarda-roupa poderá fazer as mais diversas combinações”, diz a professora. “Por exemplo: o tubinho preto com um scarpin estampado e uma pashimina lisa de cor contrastante vai a festas mais formais; o tubinho preto com a sandalinha de dedo, uma jaqueta jeans e uma bolsa de palha vai ao supermercado ou à reunião de família; o mesmo tubinho com o blazer vai ao trabalho”.

Sim, os acessórios também contam com peças clássicas: o scarpin, a bolsa chanel, a bolsa carteira, pérolas como colares, brincos e anéis. E o que não pode faltar no guarda-roupa da mulher clássica? “Vestido preto, camisa branca, camisa pólo, calça de risca de giz, terninho, scarpin, calça jeans reta de lavagem padrão e um twin set”.

Leia também - Pérolas ou diamantes?

Por Adriana Cocco

Comente

Assuntos relacionados: moda versátil elegante guarda roupa