Misturar elementos leves e pesados - aulinha básica!

Misturar elementos leves e pesados

Olivia Palermo - vestido romântico e leve com um chapéu feminino clássico e ankleboot marrom, pesada. Foto Reprodução Just Jared

Teoria do Peso Visual? Não precisa se assustar, ela não tem relação nenhuma com Matemática ou Física! É apenas o conjunto dos princípios básicos da ciência de se vestir bem. Pois é, ficar bonita nunca foi tarefa fácil, mas não se preocupe, nós especulamos todos os pontos principais dessa arte e vamos explicar tudo, tim-tim por tim-tim.

Esse estudo ensina como "medir" nosso look. Peças leves, médias e pesadas podem se adequar ao corpo trazendo o equilíbrio exato que a moda pede. Antes de mais nada vamos entender o que são elementos leves e pesados, para isso conversamos com a personal stylist, Karol Stahr, que nos contou tudo sobre o assunto.

Elementos leves: peças que trazem uma mensagem limpa, neutra, clara delicada e feminina. Nesta proposta encontramos os tecidos mais finos como seda, crepes e devorés. Os formatos são arredondados e as texturas lisas e limpas. As cores destes elementos são lavadas, aquareladas, claras e embaçadas. Atendem aos estilos romântico e elegante.

Elementos pesados: modelagens mais estruturadas e pesadas como lã, feltro, tafetá, emborrachados e paetês. Cores aqui são escuras e fechadas e as tendências seguem o rock glam e o militar. Atendem aos estilos moderno, sexy e tradicional.

Os elementos médios vão depender da comparação que encontrar dentro do look. Um exemplo de estilo médio é o esportivo.

Cuidado na hora de misturar as peças! Se não prestar atenção, o resultado pode ficar over, desequilibrado. "Apesar de hoje a ‘moda do misturar’ permitir contrastes, a pessoa deve analisar as peças antes de fazer qualquer combinação", explica a personal stylist. "Para equilibrar, ache entre os elementos algo que os una, por exemplo, cores, texturas semelhantes, formas e estilos que se completam".

Karol nos conta que os maiores erros não vêm das combinações, mas sim da mensagem que a mistura traz, por exemplo: meia rendada (romântico) + sapato pesado (militar) + vestido justo em couro (rock) = vulgar.

As cores do look também são ferramentas fundamentais para se controlar o visual. "No verão 2012, a tendência color blocking, será o hit. Para combinar as cores certas, utilize combinações análogas, como vermelho e rosa, amarelo e laranja, verde e azul, roxo e rosa, etc. Ou combinações complementares - mais ousadas - como verde e vermelho, roxo e amarelo, azul e laranja", conta a consultora de moda.

Nos acessórios, a mistura é quase uma regra, pois deixa a composição menos óbvia. Karol dá a dica: "Evite utilizar acessórios grandes próximos uns dos outros, como brinco e colar grande. Para equilibrar, utilize em locais distantes no corpo, como brinco e bracelete grande". E conclui: "Para as mulheres que não têm o hábito de combinar acessórios, procurem escolher apenas um principal. Este pode ser maior, mais chamativo e com mais informação."

Ainda está com dúvida sobre o que misturar? Karol deixou alguns modelitos para nossa inspiração, veja só:

Misturar elementos leves e pesados

Look 2 - Foto Rachel Marie Jones. Reprodução Lookbook

Look 1: blusa renda (romântico) + jaqueta de couro (rock) + jeans skinny (sexy) + ankle boot (moderno)

Look 2: vestido floral (romântico) + jaqueta jeans (urbano) + bota country (country)

Look 3: legging (esportivo) + vestido estruturado (moderno) + ankle boot (moderno) + cinto


Look 4: jeans tradicional (esportivo) + camisaria (tradicional) + corset (sexy) + ankle boot (moderno)

Look 5: vestido de renda (romântico) + peep toe (elegante) + jaqueta de couro (rock)

Considere-se formada na matéria Teoria do Peso Visual. Agora você já pode incrementar seu estilo na dosagem certa!

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente