Mini glossário de peças

Mini glossário de peças

Vestido balonê em desfile da Iódice. Foto: arquivo MBPress

No ano passado fizemos um mini glossário de moda focado nas estampas, agora preparamos mais um. Desta vez vamos falar de peças, que muitas vezes usamos e nem imaginamos o nome. Vale a pena conferir e saber exatamente o que procuramos quando vamos ao shopping:

Balonê - vestidos e saias balonê foram criados por Pierre Cardin em 1957. A principal característica é a sua barra que se estreita gradualmente, essa técnica cria um look ondulado que lembra um balão.

Blusa Cacharel - Criada nos anos 70 tem como característica ser feita de malha fria de toque macio e com gola rulê. Pode ser encontrada com mangas curtas ou compridas.

Caftã - vestido-túnica usado para passeio e até saída de praia. Tem mangas amplas e decote aberto. Nas versões mais modernas ele aparece com a cintura mais alta. O traje foi baseado na vestimenta dos homens do Norte da África e do Mediterrâneo Ocidental, apareceu nas passarelas pela primeira vez nos anos 50 levado por Christian Dior.

Chemisier - vestido reto com abotoamento frontal inspirado na camisaria masculina, podendo ser arrematado por um cinto de mesmo tecido ou não.

Hot Pants - shorts super curto e justo pode aparecer em diversos tecidos, inclusive jeans.

Jaqueta Perfecto - Jaqueta de couro inspirada no modelo usado pelos aviadores. Tem zíper frontal e leve posição diagonal, virou sinônimo do visual de James Dean.

Pantalona - calça comprida com bocas bem amplas que caem sobre os pés, muito usada nos anos 70.

Saia Lápis - Se parece com um tubinho com cintura delineada do quadril até a barra, geralmente tem uma prega fêmea na frente ou atrás para que seja mais fácil caminhar.

Saia evasê - saia que pelo seu corte se abre na parte inferior. Em francês, évaseé significa com roda.

Vestido-envelope - vestido de corte justo com abas de que se cruzam na frente unidas por uma faixa embutida. Normalmente na altura do joelho, a peça foi criada por Diane Von Furstenberg e com ela criou a sua marca em 1974.

[galeria]

Trench Coat - Casaco longo que vai até a parte de cima do joelho. É acinturado e tem gola conversível, fecho em botão na frente e bolsos frontais cortados na diagonal. A peça foi criada por Thomas Burberry para os soldados durante a Primeira Guerra Mundial enquanto eles combatiam nas trincheiras, trench em inglês.


Fontes: "Dicionário da Moda" de Marco Sabino e "Moda - Um Curso Prático e Essencial" de Erika Salder.

Por Larissa Alvarez

Comente