Meia-calça: cores e combinações

Meiacalça cores e combinações

Foto Divulgação

Perfeitas quando a intenção é deixar as pernas de fora no inverno, este ano o acessório coringa está com uma vasta cartela de cores e estampas que agradam desde as mulheres clássicas até as mais ousadas. “Quando você quer incrementar o look, aposte nelas. Uma simples saia ou vestido preto combinam com as coloridas, fio 40, porque deixam a composição com cara de inverno. Este ano, tons de roxo, principalmente berinjela, e cinza (chumbo e mescla), são uma forte tendência, explica Patrícia Bayerlein, estilista da marca Luppo.

Marrom, vermelho e verde militar são outras cores que também entram neste inverno. As opacas são perfeitas para tem pernas mais grossas. Ficam ótimas com saltos altos ou sapatos peet toe, aqueles com frente arredondada e uma pequena abertura na pontinha dos dedos. Ou ainda com plataforma e sandálias de inverno, mas sem a costura aparente.

Conforme a estilista, a cor da meia não precisa ser a mesma do sapato. Dependendo da roupa dá para mesclar tons escuros (sapato cinza e meia chumbo ou preta) ou ousar um pouco mais, isto é, usar cores contrastantes, como cinza e roxo, bastante em alta.

As estampadas são perfeitas para ambientes mais informais e descontraídos. Como dão volume, o melhor é usá-las com sapatos altos para parecer mais longilínea, sendo assim, ficam estranhas em pernas mais grossas. Se for o caso, o melhor são os desenhos discretos. Botas de cano alto ou baixo, e sapatos fechados ficam ótimas, mas cuidado com os mais trabalhados. E para combinar use roupas neutras.

O mesmo ocorre com a texturizadas, que funcionam bem com sapatos leves, sem muitos detalhes. É melhor que o tom do sapato seja compatível com a meia ou mais escuro.

O modelo arrastão deve ser usado com cuidado para não deixar a roupa pesada. Caso a roupa seja básica e de uma cor só, a dica é sobrepor duas meias, a arrastão por baixo e uma lisa por cima, uma forma de também deixar as pernas mais protegidas.

A meia-calça também dá charme às bermudas. “Caneladas (com relevo) ficam bem. As com risca de giz, por exemplo, fazem um visual mais masculino e clássico. Com jeans dá para usar as coloridas opacas”, explica à estilista.

Para o dia-a-dia, os modelos capri são uma boa pedida. Patrícia explica que eles estão entre os preferidos por serem bem práticos, basta apenas um vestido ou uma blusa mais comprida para esconder os quadris. E ainda combinam com vários sapatos.

Ousadas

Os tamanhos ¾ são uma opção para quem gosta de inovar. Para as mais jovens e magrinhas, elas ficam ótimas com minissaias e sapatilhas tipo boneca. Quem é mignon deve ter cuidado. Ela divide a perna, deixa os joelhos à mostra e faz parecer mais baixinha ainda.

Já as 7/8 são indicadas para acompanhar botas longas e saltos mais baixos. Se usadas com shorts ou saias plissadas deixam um look mais jovem. Mas para o visual não ficar estranho deve estar um palmo de distância entre a barra da peça e o início da meia. As mais grossas combinam com botas tipo montaria, sempre aparecendo três dedos acima do cano.

Por Juliana Lopes

Comente