Loucas por sapatos!

Loucas por sapatos

Neste último Carnaval fiquei em São Paulo e, como muitos paulistanos, usufrui meus dias de descanso indo às compras. Aliás, eu e metade dos paulistanos que ficaram pela cidade tiveram a mesma ideia.

E como nunca é demais resolvi ir até a uma famosa loja de sapatos que enlouquece as mulheres com sua fartura absurda de opções. O passeio valeu demais, não só pelos três pares de sapatos que comprei, claro, de cores e modelos indispensáveis, mas pelo que vi e ouvi dentro da loja. Uma verdadeira aula sobre o comportamento e histeria (boa) das mulheres em relação a sapatos.

Meu marido estava comigo e também minha filha adolescente, já uma boa trainee neste fenômeno. Ficamos os três bisbilhotando as conversas que rolavam diante da tentação de infinitas opções de cores e modelos. "Nossa, esse ficará muito bom com meu vestido pink", "não tenho nenhum com essa aberturinha do lado", "perfeito para aqueles dias de calor" ou ainda "como consegui viver sem uma sandália assim!". Todas frases reais, e que, promoviam uma verdadeira reunião entre as clientes, desconhecidas umas das outras. Mas, através do fascínio pelos sapatos, se tornavam como antigas amigas. Que loucura deliciosa!


Mas descobri, lendo um artigo num jornal americano, que essa fixação por sapatos é uma mal que vai além das fronteiras brasileiras. O título da matéria "Mulheres americanas têm, em média, 17 pares de sapatos" dá bem o tom. Lá mostravam que 40% das americanas se considera uma "shoe person" ou seja, alguém que gosta de sapatos. E aponta ainda que 60% tolera a dor de ficar com os pés apertados num par de sapatos para poder estar na moda. Também 51% observa os sapatos que as amigas estão usando!!

Fica comprovado: a loucura por sapatos é globalizada. Em tempo: me sinto uma cidadã 100% global.

Cecília Russo Troiano é psicóloga, sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e autora do livro "Vida de Equilibrista". Casada e mãe de 2 filhos, ela afirma que é mãe equilibrista, vive sua vida tentando equilibrar "pratinhos". Email - cecilia@troiano.com.br / Venda do livro pelo site www.vidadeequilibrista.com.br

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion sapatos mulheres sapatos