Lista de tendências moda inverno 2010

O SPFW ainda não acabou, mas já podemos confirmar algumas febres do inverno:

BRILHO!

Se depender de quem desfilou no SPFW e no Fashion Rio, o inverno vai ser iluminado. E não apenas na maquiagem, mas em todos os recortes e peças inteiras feitas com tecidos inteiro laminados, paetês ou apenas com alguns fios em sua trama.

Tricô

Mas não pense que são aquelas blusinhas que a sua avó tricotava! Os tricôs da temporada são enormes: na largura do fio, nos pontos e nos tamanhos e detalhes das peças. Eles vem com gorros enormes, podem acompanhar o formato do corpo e até ser drapeados.

Alfaiataria

Depois de invadir até o desfile da Rosa Chá, sabemos que ela ampliou suas forças para garantir que todos fiquem mais elegantes!

Mix de Texturas e Estampas

Mesmo tendo visto menos estampas no SPFW do que no Fashion Rio, se considerarmos as duas semanas, fica bem balanceado. Independente do que for, a vontade da temporada é misturar elementos e texturas diferentes: textura + textura; textura + estampa; estampa + estampa... Um ótimo exemplo disso foi o crash de informações visto no desfile da Triton.

Ombros marcados

Balmania! Os ombros super marcados vistos na temporada europeia vieram com tudo para cá. Volumosos e opulentes, vão te transformar em um símbolo de poder. Se você quiser seguir a tendência, mas sair do lugar-comum do ombro super estruturado, aposte nos modelos com babados propostos por Fabia Bercsek: dão a importância que a temporada pede, mas com um toque de feminilidade. Reinaldo Lourenço fez ótimas peças em couro verde-militar com essa referência.

Quadril marcado

Se você tiver o quadril mais fino do que os ombros e busto, essa é a sua opção. Saias com pregas, camadas e recortes que ampliam a região do quadril vieram para se opor á onda dos ombros. Nesse caso, Simone Nunes é uma das pedidas.

Franjas

Elas podem ser de tecido, de couro, aplicações de vidrilhos e até de correntes (minhas favoritas!), o importante é que marquem sua presença. Se quiser fazer um statement, aposte em peças como o colete de franjas de correntes de Fabia Bercsek (quero muito!).

Sobreposições

Muitas! Nas saias, principalmente. Vestidos e saias com calças, blusas com vestidos, blusas de diferentes cores e formatos... Nesse inverno todos virarão cebolas!

[galeria]


Se você já quer atualizar o guarda-roupa, antes mesmo do inverno chegar, aposte nessas inspirações para não ter dificuldade!

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente