Lais Pearson - memória viva da moda nacional!

Lais Pearson  memória viva da moda nacional

Foto/Karina Conde

Nos corredores da Bienal, atual QG de fashionistas essa semana, ela destoa da massa de jovens que circulam pelo SPFW. Essa senhora, toda elegante em seu porte de bailarina clássica, trajada de roupa feita sob medida, chama-se Lais Pearson. Para quem não sabe, dona Laïs, 81 anos, é personalidade e memória viva de moda nacional. Ela é jornalista das mais antigas do ramo, trabalhou na primeira revista de moda nacional, ajudou a estabelecer parâmetros para a primeira faculdade de moda do Brasil e coordenou a área de moda da multinacional Lurex (responsável pelo boom dos fios com brilho).

Há 42 anos cobrindo as semanas de moda pelo mundo, dona Lais viu nascer o que hoje conhecemos como SPFW. Desde os tempos quando o evento ainda se chamava Phytoervas Fashion. Acompanhou de perto a evolução e profissionalização dos eventos de moda. Atualmente, entre os estilistas brasileiros, se derrete por Samuel Cirnansck, que diz conhecer desde moleque, pela inventividade de Lino Villaventura e o talento de contar histórias do estilista Ronaldo Fraga.

Aliás, em 2009 ela experimentou alguns minutos de fama quando desfilou para Ronaldo Fraga em uma passarela com casting de modelos de mais de 65 anos. O desfile fez com que muitos refletissem sobre como os "idosos vão se tornando invisíveis para a sociedade", conforme disse o próprio Fraga na ocasião. Mas será que hoje Dona Lais é verdadeiramente respeitada e valorizada pela bagagem de moda que carrega? Será que as grifes se preocupam mesmo em convidá-la para assistir aos desfiles na Fila A?


Questionamentos a parte, Dona Lais segue lúcida e ativa. Ainda escreve para alguns veículos especializados, como o World Fashion e algumas revistas de moda inglesa. Mas acha que essa é a última edição do SPFW que nos dará a alegria da sua presença. Para ela, já está na hora de se aposentar. "Moda é como pote de mel, a mosca cai dentro e não saí mais, eu estou nela até hoje", conta.

Por Karina Conde

Comente