Fashion Rio: desfiles do primeiro dia

Croquis Maria Bonita Extra e Printing

Croquis Maria Bonita Extra e Printing

Além da mudança do local, da Marina da Gloria para o Píer Mauá, e de direção, agora com Paulo Borges, a 15ª edição do Fashion Rio também vai trazer o etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, com 50 imagens da cidade maravilhosa entre as décadas de 40 e 70.

“Esta é uma oportunidade única de ver o Rio sob o olhar inconfundível de Verger,” diz Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger. “É a primeira vez que reunimos e apresentamos em um único espaço uma seleção do acervo dele com esse recorte.”

Já nas passarelas, a semana da moda carioca começa amanhã com a grife Maria Bonita Extra, assinada por Ana Magalhães. Para o próximo verão, a estilista aposta em uma coleção romântica e colorida com vestidos curtos e a cintura marcada. As saias são amplas e retas, e os shorts têm corte de alfaiataria, tudo estampado com xadrez neon, corações e laços.

Carla e Paula Cavendish vão apresentar uma coleção com muito crochê, pregas e babados (richelieu e de paetês e algodões). Os vestidos são curtos, mas há também espaço para os mais comportados e elegantes, como os chemisiers. Saias evasês e calças amplas também e shorts serão combiandos com muitos acessórios de palha.

Croquis TNG e Cláudia Simões

Croquis TNG e Cláudia Simões

Claudia Simões deixou de lado os azulejos portugueses e traz para a próxima estação o já consagrado estilo safári chique, inspirado na força e coragem das amazonas. As peças têm muitas texturas e combinações de materiais naturais, como seda, linho, organza, algodão, tricoline e tricot. Já a TNG aposta na modelagem cool, básica, com toques cheios de contemporaneidade e atitude. Estampas diversas e exclusivas pincelam a coleção.

Croquis Cavendish e Têca

Croquis Cavendish e Teca

A marca Printing encerra o primeiro dia de desfiles com uma coleção mais elegante. Destaque para a alfaiataria em linho e seda, além de bordados, paetês e pedrarias que criam muito volume.


E no domingo, a Teca apresenta peças de verão inspiradas nas mulheres francesas ane Birkin, Françoise Hardy e, especialmente, em Brigitte Bardot. Cheia de bossa e glamour, a coleção tem muitas flores e tons pastéis. Já os tecidos têm fibras naturais como seda, algodão e bambu. E pela primeira vez, a marca investe no jeans.

Por Juliana Lopes

Comente