Exportações de calçados caem 32% no Brasil

O índice de exportação de calçados caiu 32,1% nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e o faturamento também teve queda de 15,9%. Em 2011, foram exportados 23,3 milhões de pares enquanto no mesmo período de 2010, o número foi de 34,2 milhões de pares.

Os dados são da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), com base nos números fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Governo Federal.

A redução foi ocasionada pelo cambio do dólar, que está em queda. O que acaba tornando os calçados brasileiros menos atraentes em relação ao preço. É o que afirma o diretor executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Os dois principais importadores de calçados brasileiros os EUA e a Itália diminuíram sensivelmente suas compras em relação ao mesmo período de 2010. Os EUA diminuíram em 79% e a Itália quase 30%. A Argentina manteve-se no terceiro lugar e importou até fevereiro 1 milhão de pares. No Brasil, o mercado interno viu o Rio Grande do Sul, o líder, ter decréscimo de 28,6%.

Por Giseli Miliozi

Comente