Expectativa SPFW - verão 2012

Expectativa SPFW  verão 2012

Desfile de Alexandre Herchcovitch, uma das apostas da SPFW. Foto/Arquivo MBPress

Os meses correram, o tempo passou e, de repente, já está chegando mais uma edição do SPFW!

Na edição dos Futuros, paradoxalmente, a maior expectativa foi gerada justamente por causa daqueles que fizeram história em edições passadas e, por algum motivo, deixaram de desfilar.

A semana de moda brasileira de maior projeção internacional traz de volta nomes como Mario Queiroz (que pulou a edição de janeiro) e Paula Raia - que se lança em projeto próprio após o término da Raia de Goeye, para alegria das órfãs da antiga marca.

Pedro Lourenço, o "menino prodígio", também retorna ao país depois de um período de estudos seguido de temporadas desfilando apenas em Paris. Sua coleção resort (que será lançada em uma exposição e não em desfile convencional) certamente será uma das mais elaboradas que veremos nos próximos dias.

Na lista das baixas estão Do Estilista (Marcelo Sommer) e Juliana Jabour - que, apesar de ter amadurecido seu estilo, fez um dos desfiles mais descontraídos e interessantes da edição que ocorreu em Janeiro.

Não apenas como profissional da área, mas como consumidora também, espero ver coleções arrebatadoras, como a última de Lino Villaventura, que emocionou a plateia, muitas construções incríveis, além das já esperadas de Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho e visões mais particulares, como a de Ronaldo Fraga.


No que diz respeito às tendências, tenho a esperança de ver releituras frescas e não tão óbvias das vontades atuais, como o color blocking e o perfume setentista. Já que não temos como fugir delas, ao menos uma versão mais brasileira do que já vimos nas semanas europeias e americana e, portanto, esperamos encontrar por aqui também.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente