Estilo "preppy" de ser

Estilo preppy de ser

Estilo preppy criado pelo Vila Fashion no site Polyvore

Quem foi adolescente na época das "patricinhas" e "mauricinhos" certamente acompanhou a febre de seriados como "Barrados no Baile". Agora é na trama de Gossip Girl que a moda entre os riquinhos do pedaço está ganhando novas leituras, sob o nome de estilo preppy.

O visual é cheio de elementos. Desde camisas pólo, listradas ou lisas, algumas bordadas com símbolos clássicos de esportes luxuosos, suéteres coloridos em xadrez, cardigãs, alfaiataria em shorts e vestidos, saias em xadrez - algumas plissadas como as usadas pelas tenistas de antigamente -, além de cintos em couro, acessórios vintage e sapatos oxford. Peças encontradas em marcas como Lacoste, Polo Ralph Laurent e Zara. "Esse estilo é mais arrumado e carrega um ar de impecável. Por isso combina com quem quer transmitir esses valores e está disposto a manter uma postura coerente com a imagem", destaca a personal stylist Ana Paula Pedras.

Para entender melhor é preciso antes de mais nada saber de onde vem o termo "preppy". Na verdade trata-se de uma abreviação da palavra "preparatório" em inglês, relacionado aos jovens norte-americanos que estão saindo do colégio e se preparam para entrar em universidades conceituadas, assim como acontece no seriado. Homens e mulheres que se preocupam com o visual e adotam alguns clássicos, que podem ter elementos esportivos do golfe, do tênis, também náuticos e, principalmente, dos uniformes escolares.

Dessa forma é preciso cuidado porque o estilo não fica bem para tudo mundo, o risco de ficar infantil é grande. "Costumamos dizer que o preppy combina com mulheres de mais ou menos até 35 anos. É preciso cuidado também com a silhueta", alerta Monalisa Martins, professora da Escola de Moda Sigbol Fashion.

Para a produção não ficar infantilizada, principalmente no trabalho, Pedras indica meias mais opacas, sapatilhas em tons neutros e materiais de qualidade. "Tecidos nobres como seda, algodão e lã são ideais". A personal stylist também ensina que o ideal é dosar referências desse visual e mesclá-las com o próprio estilo, ou seja, adotar elementos marcantes como saias rodadas, meias e tiaras em produções que tenham cara de atual. "Agora no inverno, por exemplo, as meias-calças estão super em alta, e são ótimos complementos. Os casacos com cortes clássicos e os trench coats também são uma boa opção", diz.

[galeria]

Preppy com ousadia

Já Monalisa lembra que o preppyde hoje não é composto somente por looks cheios de austeridade e elementos clássicos. Pelo contrário. "Boa parte dele é uma influência dos adolescentes japoneses que gostam de fazer várias sobreposições e uma releitura dos animes (desenhos)", aponta.

A professora explica que parte de alguns elementos preppy estão na nova coleção de Madonna e sua filha Lourdes Maria. Chamada de "Material Girl", ela já está disponível na loja Macy’s, dos Estados Unidos, inclusive online, com preços bem acessíveis. Inclusive, algumas das modelos é Taylor Momsen - que interpreta a Jenny Humphrey na série Gossip Girl.

Assim como mostra no seriado, Monalisa explica que o estilo preppy pode receber elementos de outros, entre eles, o social, o romântico, o criativo e o roqueiro. "Ousadia nesse estilo é saber combinar várias estampas em um mesmo look, poás com xadrez, listras com elementos náuticos em azul e vermelho, ou ainda estampas de arabescos com outras", acrescenta.


Não basta apenas ter roupas de etiqueta ou seguir tendências, é preciso ter elegância de várias formas. A professora diz que marcas nacionais como Ópera Rock, por exemplo, traduzem um pouco do que é o estilo preppy. "Das patricinhas que gostam de um pouco de rebeldia", acrescenta. Entre os looks, ela cita: saia acinturada + baby look com estampa de desenho com brilho + sapato peep toe. Para a balada dá para abusar das saias minimalistas. "Essas são uma forte tendência das pin ups que prometem vir com tudo", acrescenta. Já na opinião da personal, saias com meia calça e sapatilhas fazem uma coordenação preppy muito bacana. "Se vierem acompanhadas de uma bela tiara, melhor ainda", completa.

Por Juliana Lopes

Comente