Estilo Pin-up

As pin-ups enlouqueciam os homens no passado! Sexy, toda sorrisos e ensaiadamente bobinhas, as mulheres pin-up foram construídas para isso mesmo, serem admiradas na fantasia, no desenho ou na fotografia. E não é que o estereótipo, e por que não dizer o estilo, povoa nosso imaginário até os dias de hoje!

A pouca roupa, a cinturinha fina, coxas grossas e a "leve sugestão sexual", são apenas algumas das características do gênero que teve seu ápice dos anos 30 aos 50. Quer bons exemplos de pin-ups de carne e osso? Marilyn Monroe, o clichê da bela loira inocente e passiva, Betty Grable e Betty Page.

O estilo, também chamado "cheesecake", é uma das representações da sexualidade feminina explorada imensamente em revistas, histórias em quadrinhos, calendários, pôsteres e cartões-postais. Não é a tôa que o termo "pin-up" vem da palavra "pendurado" em inglês, imagens feitas para os homens pendurarem nas paredes, como de fato faziam os soldados norte-americanos em guerra.

Tudo bem que a licença sexual dos anos 70 tirou de cena o charme das pin-ups, mas hoje há muitas mulheres por aí sabendo incorporar a estética pin-ups modernas. Roupinhas retrô, tatuagens, piercings e maquiagem reforçam o look.

Que tal compor um visual pin-up? Capriche nas peças de roupa vintage, xadrez, bolinhas, no olhar ingênuo, mas sensual e na pose, sem cair na vulgaridade. Anote aí: existe uma marca brasileira que explora bem esse nicho das novas pin ups, a Voodoo Doll da carioca Ana Bandarra, que acerta a mão na dobradinha doce e sexy!

Veja também esse vídeo postado por Octubro na comunidade do Vila Mulher. Ele mostra uma maquiagem tipicamente pin-up!

Por Karina Conde

Comente