Estilo anos 50 valoriza mulheres de quadris mais largos

Mulheres cada vez mais femininas

Mad Men. Foto: Reprodução Imdb

O retrô está em alta. Nas ruas e nos guarda-roupas das mulheres mais moderninhas podem ser encontradas roupas estilo lady like, que estão fazendo a cabeça de mulheres das mais diferentes idades. Faixas no cabelo, calças corsário e saias plissadas são algumas das peças que marcaram a época.

Elizangela Gomes, professora de moda da escola Sigbol Fashion, diz que a moda dos anos 50 foi muito glamourosa, por conta do "New Look", de Christian Dior. E que no final dos anos 40 já era possível perceber o resgate da feminilidade perdida durante a segunda guerra mundial.

A professora explica: "Os jovens passaram por algumas mudanças de comportamento e a moda também começou a ser influenciada pelas artes, seguindo a estética de artistas como Elvis, Marlon Brando e James Dean", explica.

Ela ressalta ainda que as mulheres eram femininas e elegantes, cuidavam da casa, dos filhos e do marido, sempre bem arrumadas. "Elas transmitiam feminilidade com suas roupas com cinturinha marcada e os bustos bem delineados com uso de bojos."

Além das peças já citadas, a moda dos anos 50 levou as mulheres a abastecerem seus armários com saias godês, twin-set, calça cigarrete, sapatilhas, cintos médios, bolsas pequenas, scarpins e blusas tomara-que-caia ou frente única para serem combinadas com saias amplas ou lápis na altura dos joelhos.

Para sair pelas ruas adotando o estilo anos 50, Elizangela defende que a mulher deve ter cuidado com a silhueta, uma vez que este estilo a deixa mais jovial sem sair da medida. "As mulheres com silhuetas retângulo, triangulo invertido ou pera são perfeitas para este visual."

Mas o estilo lady like não retornou às ruas na íntegra. Usa-se a mesma modelagem da época, porém com tecidos e estampas da atualidade. "As mulheres gostam de misturar o antigo com o novo, para não parecer figurino de época".


Mas nem por isso perde seu objetivo original: resgatar a feminilidade. Se antes ela havia sido esquecida por conta das guerras, agora ele é deixada de lado enquanto a mulher cuida da carreira. "As brasileiras têm a seu favor uma característica: a sensualidade. Os vestidos convivem muito bem com peças de alfaiataria ou esportivas, dando um visual renovado a essa nova mulher de muitas faces e estilos", finaliza Elizangela.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente