Estampas de frutas irão colorir também o inverno

Estampas de frutas no inverno

Anna Wintour. Foto/Reprodução

Que brasileira nunca ouviu falar de Carmen Miranda? Provavelmente todas nós já cantarolamos seus sucessos. Afinal, "o que é que a baiana tem?". O símbolo maior desta estrela, brasileira de coração, são as frutas tropicais que ela trazia na cabeça. A moda resgatou essa essência e as frutas estão de volta, mas agora estampadas.

Estampas de frutas não é novidade no mundo fashion. Sucesso nos anos 50, elas estão de volta para marcar o inverno 2011. Na semana de moda de Paris, elas voltaram a dar o ar da graça. Embora os desfiles fossem de coleções de primavera verão 2012, as peças são ajustáveis ao inverno.

Segundo a consultora de moda Dani Romani as estampas de bananas foram resgatadas pela badalada marca internacional Prada. Já as de frutas cítricas, nos tons amarelo, verde e laranja, foram trazidas à tona por Stella Mccartney. Essa novidade promete virar tendência. Sobre as estampas, Karol Lorenço, consultora, critica: "Passam longe de serem exemplos de elegância".

Para quem não tem medo de ousar e quer se aventurar neste inverno, temos dicas de como combinar a alegria das cores ao ar mais pesado da estação mais fria do ano. "No inverno, a melhor forma de usar é com meias fio 40 ou 60, com um casaco de lã ou um tricô. E aposte na mistura com o preto!", recomenda Dani.

Karol deixa o seu toque: "Uma estampa em tons super vivos dificilmente cairá bem em um look de inverno, mas se quiser mesmo usar, faça-o em dias de meia-estação e combine com casaquinhos leves de tricô, malha ou outro tecido de sua preferência", opina. "No inverno é sempre bom optar por estampas com tons mais fechados, como verde escuro, vinho, uva, marrom entre outros", completa.

Para as mais clássicas Karol sugere: "Aproveite as lindas cores que estão em alta nesta estação e invista em desenhos de acordo com estes tons. Nas estampas do inverno as flores são mais secas e as frutas mais escuras, ou seja, ao invés de laranjas e maracujás, morangos e muitas folhas verdes e amarronzadas!". Dani se lembra de acessórios: "Não só as estampas de frutas estão ‘com tudo’, como também as bijoux - brincos, colares e pulseiras de frutas, por exemplo".

Quem está brigando com a balança deve tomar cuidado, essas frutas engordam (isola!). "Mulheres acima do peso devem ter cautela com estampas e procurar sempre pelos desenhos médios com fundo escuro, para não acabar aumentando a silhueta", afirma Karol. "A estampa, para todas as mulheres, tem um efeito de estar mais preenchida, então vamos escolher o corpo, estilo e momento

certo para essas frutinhas", explica Dani.


Ao que tudo indica essa tendência vai pegar. A consultora Dani Romani já prevê o verão: "As frutas para os dias mais quentes podem brincar com todas as cores para compor o modelito! Branco, verde, amarelo, laranja..."

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion moda inverno