Estampas brasileiríssimas

Estampas brasileiríssimas

Foto: reprodução/ site Santaconstancia

Estampas que buscam valorizar a essência brasileira. Essa é a ideia do novo projeto de Costanza Pascolato com a tecelagem Santaconstancia, que ganhou o nome de "Estampa Brasileira Sta".

Costanza explicou em entrevista ao portal FFW que ela percebe que o o mundo todo está de olho no Brasil, por isso o projeto. E para ela, o que chama atenção é exatamente o DNA brasileiro. Por isso, a coleção de estampas tem todas as marcas do Brasil como periquitos, baianas e palmeiras, mas tudo de uma maneira estilizada, quase abstrata.

Vale lembrar que a utilização de temas tropicais tem tudo a ver com as tendências apresentadas por grandes nomes da moda internacional na temporada de Primavera/Verão 2011. Apesar disso, o projeto nasceu antes, em agosto de 2010. "Foi interessante viajar para assistir aos desfiles e ver aquela mesma ‘vontade’ ali". "É claro que acabou nos influenciando de alguma forma, né? Por exemplo, teve mais estampa de banana do que pretendíamos de ínicio", contou Constanza em entrevista

Para ela, mesmo com a comunidade olhando para o tropicalismo, ainda é difícil dele vingar em terras brasileiras, já que há resistência a esses temas por aqui. "Queria que as pessoas assumissem de uma vez a auto-estima fashion brasileira, e parassem com essa burrice de inferioridade". Ela contou ainda que gostou tanto da experiência, que já está trabalhando na "Estampas Brasileiras 2", dessa vez, para o inverno.

Por Larissa Alvarez

Comente