Eco Fashion Brasil

Eco Fashion Brasil

Peça vencedora (Eco Fashion Awards)

A moda está cada vez mais presente no mercado sustentável. Incentiva a produção de roupas com materiais reciclados ou recicláveis, tecidos naturais tradicionais ou mesmo ecologicamente inovadores, na concepção “Vestir Consciente”.

O prêmio Eco Fashion Brasil é mais uma forma de estímulo aos profissionais com vontade de elaborar peças nesse conceito. Seu principal objetivo é valorizar a criação brasileira dentro do mercado de ecodesign de moda.

A intenção não é apenas mostrar alternativas e estimular os conceitos de práticas sustentáveis, mas também revelar novos talentos e estratégias nesse novo mercado da responsabilidade social e ambiental, com modelos inovadores e funcionais.

O concurso foi baseado no projeto-piloto Eco Fashion Awards, iniciativa realizada em 2005, que teve como primeira colocada (foto) Michele Garcez. Ela utilizou materiais como couro vegetal e tecido pet reciclável.

Pessoas com formação em cursos superiores de estilo ou moda estão entre os candidatos que podem participar. Sob o tema “Antropofagia: Ontem, Hoje e Sempre”, os trabalhos serão avaliados conforme a matéria-prima utilizada, além do processamento para a obtenção do material ou tecido usado no traje. A qualidade do produto final e o seu pós uso também estão nos critérios de seleção.

Os três primeiros colocados receberão, respectivamente, os seguintes prêmios em dinheiro: cinco mil, três mil e dois mil reais. Além disso, o vencedor terá direito a um crédito formativo de cinco mil reais a ser utilizado na Itália no verão europeu de 2009, com as despesas de transporte inclusas. E ainda a inscrição em um evento a critério da Brazilian-American Fashion Association (BRAMFSA). Inscrições e regulamento do concurso no site Eco Fashion Brasil.

Por Juliana Lopes

Comente