Dicas para usar chapéus

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Dicas para usar chapéus

Desfile Santa Ephigênia e 2nd Floor/ Fotos Arquivo MBPress

Fora da moda desde a década de 60, os chapéus voltaram com tudo neste ano, mas é preciso muito cuidado na hora de usá-los. “O chapéu pode ser um acessório que vai transmitir senso de humor, formalidade ou caricatura. Quem usá-lo precisa carregar. Tem que usar, ter estilo, ser criativo e se sentir bem, porque é um acessório diferente. O brasileiro não está acostumado”, garante a consultora de imagem Carolina Fernanda Baetta.

Para escolher o modelo adequado, é preciso observar o tamanho do rosto e a estatura da usuária. “Tem que ser proporcional. Se a mulher é muito alta e tem rosto grande, precisa ter um chapéu maior. Um chapéu muito pequenininho iria ficar perdido nesta mulher”, garante Carolina.

Abuse dos chapéus

Foto Arquivo MBPress

Tal acessório também é indicado para suavizar o formato do rosto. “Um mais anguloso pode usar chapéu com formas mais arredondadas. Um redondo utiliza modelos com formas mais geométricas”, conta a consultora. Além disso, é sempre bom apostar na simplicidade: esses são acessórios causais, principalmente para o verão.

Não há regra para suas cores, cada pessoa pode utilizar aquelas que achar melhor. Só é preciso tomar cuidado na hora de combinar o acessório com a roupa. “O chapéu vai ser o destaque, o resto tem que ser neutro. Quem tem medo de apostar nele, pode utilizar um modelo de cor neutra e roupas coloridas”, indica a especialista.

Sempre é bom lembrar que o chapéu deve ser o acessório mais importante do look. Então, é importante utilizar brincos menores ou até mesmo ficar sem brincos ou colares. Quando ele tiver abas enormes, é indicado ficar com os cabelos presos, a não ser que eles sejam de tamanho curto ou médio. Se for um chapéu sem abas, as madeixas podem estar longas e soltas.

Para quem pensava em utilizar no período da noite, uma triste notícia: ele é indicado apenas até 18 horas. Ou seja, nada de chapéu quando escurecer. “Ele existia para proteger do sol e do vento. Hoje em dia é moda, mas é bom evitar chapéu em lugar fechado. Ele foi feito para ser usado em ambientes abertos”, explica a consultora.

Participe do Fórum - Qual é o seu estilo?

E leia também a coluna da Claudia Matarazzo sobre Pequenas diferenças entre estilo e moda!

Fonte - MBPress

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente