Detalhes coloridos nos vestidos de noiva

Acessório e vestido colorido para noiva

Foto/Divulgação Solaine Piccoli

Aos poucos, diferentes tradições estão dividindo espaço com novas tendências. Uma delas pode ser encontrada no casamento. Com o intuito de simbolizar a pureza e a virgindade, muitas mulheres não abrem mão de subir ao altar com um belo vestido branco.

Mas as noivas que não são muito apegadas às tradições, apostam em vestidos coloridos. Algumas radicalizam e já surpreendem os convidados com modelos de tons azul ou vermelho, por exemplo. Já outras dão apenas um toque especial, incluindo uma faixa colorida ou saias de tons pastéis.

Essa moda chegou ao Brasil nos anos 80, pelas mãos do estilista Ronaldo Esper. Ele trouxe para cá vestidos em tons azul, vermelho e dourado. No começo, as mulheres torceram o nariz e até hoje relutam na hora de desfilar com modelos semelhantes. "No Brasil as noivas ainda são bem tradicionais. O branco e o off-white predominam", diz Gabriela Piccoli, estilista da marca Solaine Piccoli, em São Paulo.

Para quem pretende aderir à moda, Gabriela dá algumas dicas: "Em casamentos diurnos, as opções são os tons pastéis, nunca cores vivas. Para noite, a noiva pode usar um rosa ou azul bebê. Tons caramelos também ficam bonitos". Independente da cor a ser escolhida, o ideal é que estes modelos não sejam usados em casamentos dentro de igrejas. "O ambiente religioso sempre requer o tradicional. Já ao ar livre ou em salões, as noivas podem ousar um pouquinho mais", diz.

Assim como muitas estilistas, Gabriela acha que o vestido reflete a personalidade da mulher e, por isso, não adianta a noiva usar um vestido colorido se não consegue sustentar o look. "Tentar seguir a moda e se deixar levar por tendências que não tenham a ver com a personalidade é um grande erro. Uma mulher mais ousada e moderna combina com um vestido colorido. No entanto, uma mais delicada em um vestido colorido destoaria completamente."

Entre os modelos encontrados no mercado estão aqueles que trazem faixas na cintura ou apliques coloridos nas saias. "No caso das faixas, até mesmo uma na cor preta fica bonita. Mas tudo vai depender do modelo escolhido. Normalmente tons caramelo, rosa e nude são bem-vindos", comenta Gabriela. "Se for apliques, combinar branco, off-white e prata é uma opção. Ou então unir o branco com caramelo, nude ou tons pastéis. De qualquer forma, a noiva deve investir somente em detalhes coloridos, nunca em um vestido completamente azul, por exemplo".


Definir a cor do vestido das madrinhas é algo bastante comum, mas não se pode fazer o mesmo com as convidadas. Logo, a noiva deve estar ciente de que uma pessoa da família ou amiga pode comparecer ao casamento com um vestido da mesma cor que o dela. "É um tipo de constrangimento inevitável para quem opta por um vestido fora da tradição. O protocolo diz que uma convidada não pode usar uma roupa branca em um casamento, mas seria inviável decidir quais cores ela pode ou não usar", lembra Gabriela.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente