Derrube os mitos sobre a moda plus size

Derrube os mitos sobre a moda plus size

Foto: Lookbook/ Judit G.

Já faz algum tempo que o universo da moda passou a valorizar as mulheres mais cheinhas. Aquelas peças mal cortadas e com estampas bregas não têm mais espaço no guarda-roupa desse público. O nicho plus size merece atenção e requer qualidade.

Porém, mesmo com tanta modernização, muitos mitos e dúvidas ainda rondam a cabeça de mulheres gordinhas na hora de escolher o melhor look a ser usado. Para desmistificá-los, o VilaMulher conversou com a equipe de estilo do site Posthaus. Veja só:

Não tenha medo das estampas

As listras horizontais, por exemplo, estão na moda e podem ser usadas no universo plus size sim! Basta combiná-las com um casaquinho e arrematar o look com um colar longo para quebrar o efeito largo das listras. Outros tipos de estampas (florais, étnicas ou geométricas) também são bem-vindos, mas com fundos escuros e nas versões miúdas. "As cores escuras têm um ‘efeito emagrecedor’ na composição dos looks. Esse truque já é muito conhecido por todas as mulheres e também funciona para as estampas", conta a equipe de estilo do Posthaus.com.

Invista nos babados

As mulheres plus size fogem dos babados achando que eles vão aumentar as medidas. Mas não é sempre assim. Se você não estiver com as medidas equilibradas, use o babado para "adicionar volume" onde falta. "Ele pode ser usado em decotes, detalhes na manga ou em barras. É um truque para equilibrar a produção", dizem as estilistas. O peplum, por exemplo, é outro aliado: ajuda a marcar a cintura e definir a silhueta.

Pode usar peças justas, mas com bom senso!

Não tenha medo de exibir por aí peças mais ajustadas. A dica nesse caso é apostar no equilíbrio. Se você usar algo justo na parte de cima, a parte de baixo deve ser mais composta por roupas mais larguinhas. Dê preferência às cores mais escuras. E caso seu corpo tenha gorduras salientes (muitos pneuzinhos e barriga) invista em tecidos que não marcam a gordura e que também ajudam a modelar a silhueta.

Use vestidos longos sem medo

Quem disse que uma mulher mais cheinha não pode arrasar num vestido longo? Para o look ficar mais bonito, marque a cintura com um cinto fininho. "Vale lembrar que os cintos grossos também têm espaço no guarda-roupa das mulheres plus size. Eles também podem ser usados com blusas. A dica geral é escolher um cinto de tom parecido com a peça, para não ‘quebrar’ a silhueta", aconselha a equipe de estilo do Posthaus.com. Se você gosta de saias longas, opte pelas de cintura alta e combine-as com uma peça da mesma cor ou de tons semelhantes.

Mude sua visão a respeito das cores claras

Seu guarda-roupa não precisa ser repleto de roupas de cores escuras. Tudo bem que esses tons disfarçam as formas e criam um efeito emagrecedor, mas peças de cores claras, quando apresentam bom caimento, podem ser usadas sim! "Escolha tecidos que não marquem essa região ou use recursos que ajudem a desenhar a silhueta, como cintos e sobreposições", recomendam as estilistas.


Juliana Falcão (MBPress)

Comente