Cruise collection - na moda o tempo todo

Cruise collection  na moda o tempo todo

Cruise collection Rosa Chá. Foto: divulgação.

A moda caminha tão rapidamente que as quatro estações, divididas normalmente em duas grandes coleções anuais, já não comportam mais a sede por novidades. No meio do caminho surgem as coleções de meia-estação, modernizadas agora sob o nome de "cruise collections".

No caso da marca de sapatos Arezzo, por exemplo, a "cruise" serviu de prévia do verão, ainda durante a liquidação de inverno, e abasteceu as lojas com calçados inéditos. O verão ainda nem chegou e logo a marca vai começar a trabalhar também o pré-inverno!

Já a equipe de estilo da Rosa Chá explica melhor o conceito e diz que as grandes marcas tiram proveito do nosso verão prolongado, aqui no hemisfério Sul. Por isso, segundo eles, há oportunidade de se ter lançamentos de verão, alto-verão e "cruise collection" - sempre visando entregar novidades fresquinhas ao consumidor. "Ela funciona mais de forma mercadológica, mas também tem papel importante no tocante de moda e estilo, e ficam sempre coincidindo com os períodos de altas temporadas e férias", explicam.

Para criar as "cruise collection", as grifes ficam com um olho no retorno das coleções anteriores e outro nas tendências. "Uma cruise depende também da aceitação do varejista, seja ele franqueado ou multimarca", completam. Para a Rosa Chá, a "cruise" mistura o conceito da coleção de verão com uma pitada do conceito da de inverno. "A RC já fez uma ‘cruise collection’ com inspiração em artistas plásticos como Romero Brito, outra com inspiração no Amazonas e uma com o tema regiões do Brasil", cometam.

Para o verão 2010, a marca traz uma inteirinha desenvolvida por Alexandre Herchcovitch, o novo estilista da marca. Ele manteve as peças estruturadas e os recortes sofisticados, constantes da grife, e criou um preview com 30 peças. "A construção foi o ponto de partida para criar peças clássicas do beachwear como biquínis cortininha, maiôs drapeados e peças para chegar e sair da praia e piscina", afirma o estilista.

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Esse tipo de coleção se adapta um pouco ao novo jeito de consumir, independente da estação. O que vale é a vontade de ter coisas novas no guarda-roupa. Tanto que hoje, no Brasil e no exterior, existem eventos voltados apenas para lançamentos de "cruise collection", como é o caso do "Rio Summer", no Rio de Janeiro e também da semana de moda de Miami, na Flórida. A moda não perde tempo. Mesmo.

Por Sabrina Passos (MBPress)

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