Crochê e tricô nos looks de verão

Crochê e tricô nos looks de verão

Ashlee Simpson. Foto: Reprodução Just Jared

A nova temporada de moda veio com um ingrediente especial: o artesanato. Dessa vez as passarelas apostaram na tendência do crochê e do tricô. "Os anos 2000 são marcados por releituras. Não temos ‘A moda dos anos 2010’. O que a moda pode fazer? Olhar para o passado e fazer novas interpretações", comenta a personal stylist Ana Fritsch.

A consultora não poderia ser mais precisa. Todas as recentes apostas - como os florais, as plataformas e o couro - foram influências das décadas passadas, assim como o tricô e o crochê, grandes ícones dos anos 70.

Na coleção verão de 2011, a grife Dolce & Gabanna já revive a moda das agulhas em seus desfiles. O portal de tendências WGSN também destacou esses dois tecidos com uma das 10 peças de maior sucesso neste verão. O legal é que hoje em dia esse acessório pode ser feito em casa. É isso mesmo! Está na hora de deixar de lado a idéia de que costurar é "coisa de avó" e colocar as mãozinhas para trabalhar! Saias, vestidos, cintos, pulseiras, headbands, praticamente TUDO pode ser feito com estes materiais.

De acordo com Ana, essa moda vai marcar, porém é passageira: "O tricô e o crochê se encaixam no que a gente chama de macrotendência, são uma releitura dos anos 70. O retorno ao natural, à natureza (Woodstock), vem com um olhar contemporâneo, a exposição do corpo, a valorização do ‘feito a mão’". A especialista também previu que tendências como esta atualmente duram cerca de três estações no máximo, pois as pessoas se cansam facilmente.

Para combinar, a personal stylist explica: "As peças de tricô e crochê precisam de um contraponto. Devem ser usadas com materiais sofisticados, por exemplo, se for usar uma blusa em tricô, procure combinar com uma saia lápis de tecido nobre, ou uma calça social. Se for usar um casaco neste material, use um vestido com um corte mais elegante. O mesmo vale para os acessórios, que podem ter brilho e pedras".

Agora que você já tem o manual completo do tricô e do crochê, pode começar a fuçar de loja em loja pelas as que são tendência neste verão! Ah, para te ajudar ainda mais, a nossa querida Ana preparou três looks perfeitos para você se inspirar. Anota aí:


- Dia a dia: uma blusa com detallhes em crochê fica muito bem com uma saia lápis e salto alto. O look pode ser usado no trabalho, em um almoço entre amigas e até em um happy hour!

- Noite: uma saia preta em tricô ou crochê pode ser combinada com uma blusa de seda e uma clutch;

- Final de semana: um colete em tricô fica ótimo com uma regata e calça jeans para passear no final de semana!

Alessandra Vespa (MBPress)

Comente