Couro sintético X couro natural

Saiba como preservar suas roupas de couro sintétic

Foto/Lookbook de Andy T.

Já que asjaquetas de couro, sejam sintéticas ou naturais, são um hit, nada mal se aprendermos a diferenciar qual é qual e começarmos a cuidar delas como merecem, certo?

A primeira coisa é definir do que é feito o chamado couro sintético, acredite, um é diferente do outro, e com o tempo ocorre um desgaste natural, mas, importante é - use sua jaqueta. Deixar a sua peça muito tempo guardada acelera o processo de envelhecimento, mofo e de deterioração.

Para conservar a melhor pedida é limpar com um pano seco ou quase seco, e deixar ao ar livre, não precisa ser ao sol. Apenas deixe-a tomar ar. Tente não molhar e não sujar muito. A lavagem nunca deve ser feita em máquinas, sempre à mão. Com o tempo, o couro sintético vai se soltando da base de poliuretano (PU), um derivado do petróleo, e soltando pedacinhos e esfarelando, isso é devido ao uso e lavagens. Na verdade, o sintético não é um tecido e sim um laminado, coberto com esse poliuretano.

Já o couro natural é feito de pele animal e deve ser receber hidratante para pele, o mesmo que você usa. Basta aplicar com algodão. Deixe ela respirar de tempos e tempos e use-as também. Se cuidar bem, você terá suas peças de couro por muito tempo.

O que você não pode fazer de jeito nenhum é guardar sua roupa de couro dobrada ou em sacos plásticos. As dobras podem não sair nunca mais e o plástico vai impedir que ela respire, que é o mais importante.


Por Giseli Miliozi

Comente