Couro de verão - como conservar

Couro de verão  como conservar

O couro marcou presença no defile da da Animale, na SPFW temporada verão 2013. Foto/Reprodução FFW

Depois de fazer sucesso na temporada de inverno, o couro entra como parte da ‘wish list’ de verão das fashionistas. Mais fino, sem forro e coloridíssimo, o couro de verão, aquele corine leve e bastante maleável, aparece em vestidos, tops, shorts e até jaquetas curtas, compondo os looks da estação.

A peça que cai bem do trabalho à balada virou hit da temporada é linda, mas precisa de alguns cuidados específicos para ficar sempre lindo. Segundo o gerente Operacional da Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro, por ser mais fino e delicado, o material usado nessas peças pode se desgastar com mais facilidade. "Por isso é sempre bom estar atento ao local onde se senta, para que a peça não sofra arranhões ou furos; cuidar para que perfumes não tenham contato direto com a roupa de couro e evitar o seu uso por muitos dias sem fazer uma higienização, já que o próprio suor pode deixar ou couro levemente enrijecido", observa.

Agora, se você já aderiu à moda couro e quer preservar o tecido para deixá-lo com aspecto de novo, o especialista dá as dicas:

Lavar em casa? Jamais! - Água e sabão não vão tirar o suor e a sujeira de seu vestido de couro e, lembre-se, isso estragará o tecido. Peças de couro devem ser lavadas na lavanderia, pois além de limpar, o processo garantirá a hidratação deixando-o com toque e macio. É importante ressaltar que quando está excessivamente sujo e não é lavada imediatamente, a sujeira se impregna na peça, encardindo-a.

Nada de sacos ou capas plásticas na hora de guardá-las - Por ser pele animal, o couro está sujeito ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. Desta forma, as peças não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de embalagem cria umidade e se torna um habitat perfeito para a proliferação de micro-organismos. O melhor é envolver o couro numa capa de TNT, de preferência escura, para evitar que a peça se degrade com incidência da luz.

Como guardar peças de couro? - As peças de couro devem ser penduradas em cabides plásticos ou de madeira, de preferência largos para evitar deformação nas áreas dos ombros.

Cuidados em casa - Nunca guarde as peças de couro quando estiverem úmidas - vale tanto para chuva como para o suor. O correto é arejar e secar a peça de um dia para outro e, então, guardá-la. Se acha que a peça vai ficar no armário por um longo período, o ideal, além de protegê-la com a capa escura de TNT, é expô-la a cada 30 dias em local fresco e arejado, sempre na sombra.

Por Paula Perdiz

Comente