Cores para o Ano Novo

Cores para o Ano Novo

Foto: I Love Images/Corbis

Acredita-se que a virada do ano é uma data para rever conceitos e objetivos para o novo ciclo que começa. E é daí que vem o nome ‘Révellion’, dado pelos sábios franceses, que significa renascimento e despertar. Para entrar o ano com o pé direito, a maioria das pessoas tem seus rituais e superstições para atrair sorte. No Brasil, a maioria das pessoas investe no branco para trazer boa sorte. Mas, será que é de mau gosto usar outra cor?

Segundo a consultora de imagem da Boucle Gabí F. Souza, usar branco no Ano Novo é uma característica da cultura brasileira, na qual prevalecem as religiões cristãs (católica, evangélica e cardecista) e africanas (candomblé e umbanda). "Por aqui, comemora-se a data cristã do dia 31 de dezembro e usa-se a roupa branca dos trajes africanos, que, segundo a crença, traz prosperidade, paz e protege contra energias negativas. Em um mundo globalizado, no entanto, é difícil não aderir à cultura de outros países. Por isso, os look para o Révellion no Brasil estão cada vez mais coloridos. E isso não é um problema!", afirma.

Ela ainda explica que na Venezuela, Colômbia e Peru, por exemplo, a tradição é jogar fora a roupa íntima velha e passar a meia noite usando roupa íntima novinha e na cor amarela, que simboliza o ouro e a preciosidade. Já na Espanha, usa-se vermelho como incentivo ao amor no mundo, o amarelo para abençoar as condições de trabalho, o verde para melhorar a situação financeira e o branco para abençoar a saúde. Nas Filipinas as estampas de petit poás (bolinhas) como símbolo de fertilidade são as opções das mulheres.

Para quem desconhece o significado das cores, a consultora de imagem fez uma lista para te ajudar na hora de escolher o modelito. Confira!

Branco - Simboliza paz e prosperidade, além de proteger contra energias negativas;

Dourado - Símbolo da sorte, do ouro, da riqueza. Sua energia traz o sucesso;

Prata - Simboliza renovação. Sua energia representa um novo ciclo;

Rosa - Representa a feminilidade. Sua energia traz afeto e carinho;

Verde - É o símbolo da ecologia, da energia vital;

Vermelho - É o símbolo da sedução. Sua energia traz estímulos sexuais;

Amarelo - Simboliza a luz do sol e, por isso, sua energia traz alegria;

Azul - Simboliza a serenidade. Sua energia traz calma e segurança;

Violeta - Símbolo da inspiração, da imaginação. Sua energia traz criatividade.

Gostou das dicas e quer saber como adequar essas cores à tradicional roupa branca? Gabí ensina!

Branco Total: Paz e prosperidade;

Branco com um toque de rosa: Paz e afeto;

Branco com um toque de amarelo: Paz e alegria;

Branco com verde: Paz e energia vital;

Branco com vermelho: Paz e paixão;

Branco com violeta: Paz e criatividade;

Dourado total: Sucesso;

Prata total: Renovação.

Por Paula Perdiz

Comente