Como tirar o melhor do preto - a cor do inverno?

Como tirar o melhor do preto  a cor do inverno

Desfile Alexandre Herchcovitch. Foto: arquivo MBPress

Pode parecer clichê, mas o preto realmente é a cor do inverno paulista. Se no Rio os estilistas apostaram em um inverno mais claro, em São Paulo a coisa está caminhando no sentido contrário.

Brancos, metalizados, cores vibrantes e até tons mais neutros, como o rosa antigo, serão vistos em muitas araras daqui a alguns meses, porém, suas participações serão mais pontuais se comparadas com as peças em preto.

Claro, foram propostos até looks inteiros - vide o bloco de vermelhos do desfile de Ana Salazar - em cores vivas e também nas claras. Porém, olhando o todo, a proporção com que apareceram é muito maior em recortes e detalhes - punhos, golas, etc. Ou então por baixo de uma peça rendada e/ou transparente preta - bons exemplos encontrados no desfile feminino de Alexandre Herchcovitch.

Mas ao contrário do que as pessoas pensam, preto não é uma cor tão fácil assim. Eu já falei sobre o assunto algumas vezes, mas sinto que seja importante reforçar este ponto agora que o inverno está chegando.

O preto é clássico e pode passar uma mensagem de neutralidade, ou de poder, mas também opressora ou depressiva. Além disso, não favorece todos os tons e subtons de pele (o que vai muito além de "loiras de olhos azuis/morenas de olhos castanhos" e suas variantes, portanto exige uma análise de coloração mais apurada, feita ao vivo por um especialista, nas condições corretas de iluminação).

Mas se mesmo sem ter feito essa análise você já notou que o preto deixa a sua aparência abatida e mesmo assim é a única cor disponível daquela peça que você achou maravilhosa, não se reprima! Existem alguns truques para dosar isso:

- Deixe a cor que não cai tão bem na parte inferior do corpo ou minimamente longe do rosto.

- Descubra qual o metal que melhor te valoriza (teste peças douradas e prateadas perto do rosto e veja se suaviza as linhas, se ele o rosto fica mais corado e com um ar mais saudável) e aposte nele quando usar uma cor que não seja a ideal - esses brincos e colares iluminarão o rosto e balancearão o efeito produzido pela outra cor.

- Aposte em complementos de cores que caem melhor em você - lenços, golas avulsas, casacos e tops com recortes - essa cor fica mais próxima ao rosto do que o preto no resto da peça.

[galeria]


Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente