Moda Calor: como se vestir no trabalho?

Porque é possível SIM ser fina nos dias de calor
roupa social calor

Foto: Reprodução

Que calor! Vamos combinar que o verão deste ano está especialmente quente não é? E quando as temperaturas sobem, ir para o trabalho arrumada e elegante parece ser cada vez um desafio maior, especialmente em ambientes formais. No dia a dia do escritório, as nossas amadas roupas arejadas e dignas de fim de semana não podem nem pensar em aparecer, nos deixando assim, simplesmente na mão.


Para te ajudar nesses dias de sol intenso, o VilaMulher procurou a Camila Gonçalves, proprietária da marca Harka Clothing, stylish e coordenadora do curso de Gestão Comercial de Moda da Universidade Santa Cecília. Ela nos ajudou a responder aquela perguntinha que te assombra na maioria das manhãs de sol: como se manter fresquinha no trabalho?

1- Devemos optar por quais tecidos na hora de escolher as roupas?

O ideal é optar por tecidos de algodão ou à base de poliamida, pois eles permitem a troca de calor com o ambiente. O algodão por ser natural, e a poliamida por ser uma fibra que permite que a pele fique mais seca, evitando mau cheiro ou calor excessivo do corpo.

Tecidos de poliéster não são recomendados por serem muito quentes. Já tecidos 'Dry Fit' são confeccionados propriamente para absorver a umidade da pele e movê-la através da roupa.

roupa-trabalho-calor

Foto - Reprodução/animale/chic

2- Qual deve ser o comprimento dos vestidos e saias?

Nesta estação a saia mais rodada está super em alta, ela permite mais conforto. Já a saia longa continua em alta e também é uma boa opção. O importante é se sentir confortável.

3- Calça flare, pantalona cropped... Qual a melhor alternativa?

As calças seguem o mesmo conceito das saias: use o que te der conforto. Nós aqui do Brasil temos preferência pelas calças mais justas, como a skinny. Mas isso não significa que os outros tipos não estejam na moda, como a flare e pantalona que são muito confortáveis. Outra tendência são as calças com pegada étnica.

4- E as mulheres acima de 40 anos? O que usar?

Hoje em dia não segmentamos mais as roupas por faixa etária. Via de regra, o que não seria muito interessante para as mulheres mais maduras são aquelas roupas que não mostram demais. É recomendado evitar barriguinha de fora e shorts ou saias extremamente curtos.

Neste ponto a moda ainda preza que a mulher madura, porém contemporânea, adeque sua forma de vestir ao seu estilo de vida, que não é o mesmo de uma garota de 20 anos.

5- Qual sua dica para se manter elegante sem cair na vulgaridade?

Um dos ritos desta temporada é o jogo de esconde e mostra. Ou seja, se você usa uma saia mais curta, a peça de cima deve ser mais fechadinha ou não mostrando muito os braços. Já se você usa um decote, a saia pode ser mais comprida e assim por diante, sempre balanceando.

5- E nos pés? As amadas rasteirinhas são proibidas no ambiente formal?

Nenhum sapato que pareça 'chinelo' é bem vindo no ambiente de trabalho. Sandálias sempre devem ser um pouco mais fechadas, até para assegurar a segurança da funcionária. Sapatos no estilo peep toe são uma boa. Isto porque eles são levemente fechados, mas com uma abertura frontal que permite o arejamento. As sandálias podem ser de tiras, sejam elas mais largas ou entrelaçadas. A dica vale para ambientes de trabalho que permitem este tipo de calçado, caso contrário é melhor usar um sapato mais fechado.

Gostou das dicas? Então confira aqui como manter-se maquiada nos dias quentes e complete o visual!

Por Thamirys Teixeira

Comente