Como limpar cada tipo de sapato?

sapato limpar

Foto - Shutterstock

Ter sapatos limpos é sinal de bons cuidados com a aparência e com os próprios acessórios. Afinal de contas, do que adianta calçados lindos, se sempre estão sujos? Veja como limpar cada tipo pelo material e nunca mais sofra com os pés sujinhos:

Camurça

É um tecido traiçoeiro. Não dá para lavar com água corrente, pois o resultado é desastroso. Mas, se ficarem sem uma boa lavagem podem ficar com uma cor diferente, além de acumular fungos e bactérias. Para lavar sapatos deste tipo de material, aposte nas cerdas macias e faça movimentos leves, usando condicionador para deixar na textura original. Se a parte interna precisar de lavagem, use a própria escova úmida para remover a sujeira.

Couro

O couro pode ser lavado com sabão neutro e escovas de cerda macia. Opte pela água morna. Como o material resseca facilmente, é essencial cuidados externos com graxa, óleos de vaselina ou silicone e sprays.

Plástico

Água morna e gelada, com sabão, resolvem o problema dos sapatos de plástico. Alguns costumam ter detalhes em tecido, por isso, cuidado para não deixar a cor contaminar outra peça de roupa. Com o tempo, os sapatos de plástico costumam acumula muita sujeira, sendo necessário deixar de molho de um dia para o outro. Retire o excesso de sujeira também com escovas de cerdas macias, mas se o detalhe não sair, parta para as cerdas mais firmes.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: calçados limpeza sapatos limpos sapatos