Como escolher acessórios

Eis que a Vilamiga Nathalia me surge com a seguinte dúvida: Como escolher acessórios se você já usa "acessórios" (óculos e/ou aparelho)? Boa questão!

Óculos e aparelhos criam mais informação no rosto, transformando-o em ponto focal, portanto a quantidade de peças que serão acrescentadas nessa região deve ser bem dosada.

Algumas pessoas usam os óculos como ferramenta que agrega estilo (Marília Gabriela tem uma coleção deles) e, nesse caso, serão mais chamativos, dispensando colares e brincos. Se o modelo tiver armação fina e discreta, opte por brincos pequenos e colares de tamanho pequeno à médio.

A melhor forma de "acessorizar" um look se você precisa usar óculos, é abusando de pulseiras, anéis, cintos e acessórios mais distantes do rosto - vão tirar o ar "básico" sem comprometer.

Se você é apaixonada por lenços e cachecóis, como eu, não se preocupe. Estes podem ser usados perto do rosto sem grandes problemas, pois funcionam como uma extensão da roupa, como se fossem uma gola avulsa.

Os aparelhos não podem ser retirados dos dentes quando bem entendermos, porém não aparecem tanto quanto os óculos, permitindo a combinação de acessórios de tamanhos e estilos variados.

Uma dúvida frequente é sobre o uso da maquiagem. A partir do momento que esses acessórios transformam o rosto em ponto focal, a maquiagem torna-se indispensável.

Claro, você não precisa fazer aquele olho esfumaçado poderoso da balada se vai trabalhar - não é nem apropriado. Mas o mínimo de maquiagem é necessária, pelo menos para camuflar olheiras e imperfeições que ficarão em evidência e garantir uma aparência mais saudável.

Algumas pessoas consideram o aparelho um charme, outras odeiam. Nesse caso, capriche um pouco mais na maquiagem dos olhos, atraindo a atenção para esse ponto do rosto.


Da mesma forma que o aparelho permite coordenações mais fáceis de acessórios, o óculos é mais versátil com relação à maquiagem: você pode tanto caprichar nos olhos - já que chamará mais atenção; quanto usar aquele batom avermelhado, transformando num look poderoso.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente