Como cuidar da roupa de lã em 3 etapas

Veja como lavar, secar e guardar corretamente as peças de lã
cuidar das roupas de lã

foto: iStock/promicrostockraw

Época de outono e já está na hora de retirar as roupas de lã do fundo do armário, porque em breve serão usadas. Mas depois de muito tempo guardadas, como lavar, secar e armazenar corretamente esse tipo de peça no guarda-roupa?

Lavagem

Por se tratar de uma peça delicada, o ideal é lavá-la na mão (principalmente aquelas peças de lãs mais antigas, que nem possuem mais etiqueta), pois na máquina de lavar asc ahnces da peça ficar deformada é maior. Lave à mão com sabão de coco e ao invés de esfregar a peça, dê leves apertadinhas. Você também pode usar o amaciante, contanto que as peças não fiquem de molho por muito tempo. Evite passar dos cinco minutos!


Agora, se você não tem tempo para lavar as peças na mão e preferir lavar na máquina mesmo, atente-se antes à etiqueta da peça, que geralmente vem com instruções caso você opte por pela máquina de lavar.

Além disso, coloque a peça de lã dentro de um saquinho protetor, próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar – isso evita que o atrito da lavagem na máquina esgarce as fibras do tecido e deixe também aquelas bolinhas. Também é importante escolher um programa de lavagem no modo suave ou específico para roupas delicadas – são lavagens mais curtas que não deixam as peças de molho.

Secagem

Não torça a peça para remover o excesso de água; prefira  remover com uma toalha de banho branca: posicione a peça em cima da toalha, enrole e esprema a toalha suavemente. Faça isso até sentir a malha sem tanta umidade a ponto de ficar escorrendo água.

Também esqueça os pregadores. O ideal para secar é estender a peça na horizontal. Se for utilizar a secadora, verifique as orientações de secagem e temperatura presentes na etiqueta da roupa. Atente-se ao símbolo do tambor com um X no meio, pois ele indica que a peça não pode ser colocada na secadora.

Não é necessário passar as roupas de lã com o ferro, mas se você deseja engomar uma peça, consulte as orientações da etiqueta sobre a temperatura ideal.

Armazenamento

Para não deformar a roupa, evite pendurar em cabides. Guardar em sacos de proteção como TNT, de algodão ou Space Bags, que são de compressão a vácuo ajuda a proteger contra mofo, ácaros, umidade e desbotamento.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: roupas cuidados com roupas