Como combinar estampas de bichos e florais

Como combinar estampas de bichos e florais

Ashlee Simpson. Foto/Reprodução Just Jared

Uma das dúvidas mais comuns no mundo feminino ao abrir o guarda-roupa é: "O que usar?". A roupa, que irradia a essência da mulher, é preocupação número um antes de sair de casa. Seja para um dia comum de trabalho, em um passeio com as amigas ou até para arrasar na balada. Mas fique tranquila, vamos te ensinar como se destacar, deixando de lado os looks monocromáticos e ousando nas cores e estampas, sem ficar over.

As roupas são parte da personalidade da mulher. Um visual com estampas é interessante e pode ser chamativo ou retraído, dependendo da preferência. Os cuidados não são em usar, mas sim em combinar as peças. Conversamos com a consultora de imagem Andrea Muniz que nos deu boas dicas sobre estampas.

O uso de imagens nas peças de roupa não é restrição a mulher nenhuma, porém, alguns toques valem ser ressaltados: "Mulheres acima do peso devem optar por estampas sem muitas cores diferentes, não podem ser muito grandes ou espaçadas e devem ter um fundo em cor escura", diz Andrea. "As baixinhas devem optar por estampas de pequenas a médias".

Animais também entram nessa moda! Estampas de zebras e onças são sucesso e estão em alta neste inverno. "Escolha um bicho por vez", explica a consultora. "É muito perigoso misturar estas estampas entre si". Usem à vontade, não existe regra, mas o legal é misturar uma estampa com outra peça de cor aproximada ou neutra.

Essas dicas não servem para as listras, bolinhas e florais. "Pode usar listras com floral, ou bolinhas ou bolinhas com floral e listras. O importante é que tenham pelo menos alguma cor em comum", esclarece Andrea. Ou seja, use e abuse desses modelos!

Só preste atenção no formato do seu corpo e na listra que vai usar. A consultora nos ajuda: "Listras horizontais e espaçadas tendem a aumentar e achatar a silhueta. Use em partes do corpo que quer dar uma aumentadinha. Já quem tem quadril largo deve fugir dessas peças. Listras na vertical ajudam a alongar. As baixinhas podem usar em calças risca de giz ou em um vestido".

A estação não vai influenciar na escolha da sua estampa, portanto floral não é restrito à primavera, o que varia é a cartela de cores. No inverno use os tons mais fechados.

E finalmente, o famoso xadrez! O mundo fashion gira em torno desta estampa no momento. Como combinar? Andrea explica: "Se o xadrez for muito chamativo use com outras peças neutras, como jeans e alfaiataria. Do contrário, se tiver apenas duas cores pode ser usado com estampa de listras, ou bolinhas. Se optar por uma blusa xadrez, use a outra estampa em um cinto ou sapato".

Estampas em acessórios é uma ótima escolha também. Lenços, cintos, pulseiras, anéis e até bolsas entram no embalo. "Eles ocupam menor espaço no look, logo são mais fáceis de se usar", conta Andrea.


Agora que vocês já sabem como combinar está na hora de usar! Varie bastante e não tenha medo de inovar na hora de sair de casa. Para finalizar, Andrea revela: "Nesta estação a cobra promete desbancar os outros bichos! Bolinhas estarão mais em alta do que as listras e os florais continuam em alta com o xadrez!"

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente