Coleção inspirada em traços paulistanos

Coleção inspirada em traços paulistanos

Foto/Divulgação

Aliado à criatividade, um bom senso de observação pode ser um dos segredos para uma coleção bem produzida. E, nesse quesito, a grife "Garoa" dá um banho. Para estrear, a marca criou sua primeira coleção: a "Linhas Paulistanas" que, como indica o nome, é inspirada nos traços da capital paulista.

"Estávamos à procura de um tema para a primeira coleção da ‘Garoa’, marca que tem um forte DNA paulistano. Tratava-se de uma coleção que era ao mesmo tempo uma descoberta e uma afirmação do nosso estilo de roupas e de pesquisa", conta André Tassinari, idealizador da "Garoa".

"Fizemos uma verdadeira ‘viagem’ para a nossa cidade. Nos encantamos com as linhas paulistanas." A coleção realmente compartilha traços com Sampa - eternizada por Caetano Veloso - e André tem na ponta da língua os elementos que as peças e sua musa cinzenta têm em comum. "Linhas retas e assimétricas. Sobreposição de linhas, dobras. Roupas desenhadas com traço contínuo. Desníveis em diversos lugares. Encontro inusitado de linhas, pontas. Limpeza, ausência de excessos. Formas simples e puras."

Além das linhas, ambas compartilham as cores chapadas, foscas, da cidade de dia. "Cinza gelo misturado com azul claro do céu, laranjinha lavado, verde água lavado e cinza gelo dos prédios são alguns deles. Há ainda chumbo do concreto, vermelho e azulão forte (quase primários) da Lina Bo Bardi e dos artistas concretistas", adiciona.

Sobre os tecidos, o diretor criativo explica que a marca prioriza conforto, durabilidade e sustentabilidade, de forma que o material é, em sua maioria, de origem brasileira. Além disso, ele precisa condizer com o que a coleção demanda.

"Por exemplo, na coleção ‘Linhas Paulistanas’, era importante ter um tecido que tivesse um pouco mais de peso, de modernidade, de textura urbana. Daí a escolha do tecido com fios de aço para a coleção", exemplifica.

[galeria]

Há, ainda, um projeto chamado "Garoa por...", com previsão de lançamento para o começo desse ano. O intuito é aproximar moda e arte, em uma série de camisetas assinadas por artistas de diversas áreas. Mas André faz suspense sobre os escolhidos: "O primeiro artista ainda é segredo, mas serão sempre mais ligados às artes plásticas, tanto artistas já consagrados como novas revelações".


Embora ligada à arquitetura, André deixa claro que a marca não se restringe a ela, tampouco à capital paulista. "Sempre tivemos vontade de trabalhar com diferentes cidades do mundo, com trabalhos de artistas plásticos, arte em geral e arquitetura". A grife "Garoa" fica na Rua Oscar Freire, 1174 (esquina com Melo Alves) - Jardim Paulista (São Paulo).

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion