Casamento na praia - o que vestir?

Casamento na praia  o que vestir

Vestido Heloísa Machado. Foto Divulgação

Quando recebemos um convite de casamento no primeiro momento ficamos felizes em saber que os pombinhos, sejam eles amigos ou parentes, vão oficializar a união. Logo em seguida surge a dúvida sobre o dress code. E sem dúvida ela é ainda maior quando o casamento é à beira-mar.

Nessa hora devemos pensar na máxima "menos é mais", ou seja, apostar em um visual de verão, mas sem perder a elegância. Conforme a personal stylist Aninha Pasternak, a dica é aproveitar as tendências de verão e combinar com poucos acessórios. Vestidos com leves detalhes em renda, tomara-que-caia, entre outros, na cartela de cores mais claras, como amarelo, nude, rosa ou lilás. Às vezes, os noivos pedem que os convidados se vistam de branco ou uma cor próxima. Neste caso, siga o que está no convite. As madrinhas, por sua vez, só devem apostar no branco se for um pedido da própria noiva.

A festa pede uma produção minimalista, ao mesmo temo elegante, principalmente se a proposta é ficar com o pé na areia. Portanto, segundo a consultora de estilo Milla Mathias, deixe de lado os vestidos volumosos, estruturados e com muito tecido. "Se o tecido é mais nobre, prefira o comprimento acima dos joelhos, sem ser muito justo, assim você mantém a formalidade e a noiva continua sendo a estrela do evento", recomenda. Mas se o horário da celebração for marcado para o fim da tarde, com direito a festa em um salão próximo, o modelito pode ganhar outros ares.

"Conforme o dia vai caindo, tecidos mais nobres e esvoaçantes, também com um pouco de brilho são permitidos. Já os acessórios ficam um pouco mais glamurosos", acrescenta Pasternak.

Entre os modelos mais indicados Aninha cita o tomara-que-caia, curto ou longo, clássicos chemises (de manga com cintura marcada) de saia evasê em seda, ou vestidos saia com babadinhos. "Também desconstruídos em linha A, com aplicação de rendas. Ou ainda com um ombro só, mas não vale o básico de malha".

[galeria]

Para quem não está muito em forma, os vestidos longos, com estampas florais pequenas, caem como uma luva. Milla afirma que este modelo deve ser esvoaçante, o mais leve possível. As gordinhas também não precisam necessariamente usar peças mais escuras, mesmo porque elas não combinam com a ocasião. Há outras técnicas, como, por exemplo, usar um vestido com cortes que as favoreçam (império, decote V). "O tom verde folha, por exemplo, funciona bem", sugere Mathias. Usar uma saia em tons mais escuro (marinho, tons em verde ou terrosos) com uma blusa clara, em um tom próximo do rosto, é uma boa saída para quem tem quadris largos. "Outra opção são estampas de tom sobre tom", acrescenta a personal.

Nos pés utilize sempre rasteirinhas, mais trabalhadas e com materiais sofisticados, pedrarias, por exemplo. Se a festa for próxima a praia e o vestido permitir experimente saltos mais grossos, spadrille ou anabela. Se o casamento for de dia, as madrinhas podem usar chapéus para se diferenciarem dos convidados, mas vale lembrar que eles só funcionam até pelo menos às 17 horas, até o pôr-do-sol. "Para looks mais descontraídos chapéus molengas de panamá, com ou sem arranjos, e chapéus com suaves transparências, são ótimos", indica a personal. Brincos e colares de materiais foscos combinam melhor com a ocasião.

Vento e areia definitivamente não tem a ver com cabelos soltos. Portanto, faça um penteado preso. "Tranças, tiaras, meio preso e rabo alto aguentam o calor e seguram o look", sugere Pasternak. Wanderley Nunes, cabeleireiro das celebridades, comentou em seu blog recentemente que os penteados presos, mais soltos, precisam apenas de um finalizador para ajeitar as pontas. "O visual princesa, com a trança por cima da cabeça formando uma tiara, também é muito bonito. Para os penteados mais simples vale incrementar com jóias, fitas ou flores", escreveu.


Já a maquiagem deve ser natural, em tons nude ou terrosos nas sombras. Também não se esqueça de um bom iluminador. O segredo é caprichar na preparação para que a maquiagem não borre, principalmente nos casamentos no meio da tarde, quando o dia está mais quente. "Opte pelas bases em pó compactas e, melhor ainda, as com efeito mate que espantam a oleosidade e dão toque macio ao rosto. Um bom corretivo e pouca base já dão jeito", recomenda o maquiador Márcio Mello, do salão Éclat. Assim, look e make vão ficar em perfeita harmonia até o fim da festa.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion casamento